BlogChalking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Blogchalking diz respeito à prática de adicionar nas páginas de um blog conteúdo especial que sirva para identificar dados pessoais do autor. O conceito foi criado em 5 de Julho de 2002[1], com a intenção de facilitar a busca por blogs de pessoas que moram próximas usando um dos vários motores de busca comumente usados na Internet. O nome é baseado na ideia de Warchalking, uma forma colaborativa de marcar pontos de acesso à Internet usando tecnologia Wi-Fi. O criador do conceito, Daniel Pádua, manteve por vários anos uma página[2] dedicada a criar o código necessário para as páginas das pessoas que quisessem usar a técnica.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Páginas da Web podem conter metadados que dão informações úteis para que navegadores e mecanismos de busca possam localizá-las mais facilmente, ou interpretá-las corretamente. A primeira versão da página criadora de BlogChalking se utilizava dessas informações palavras-chave, mas pouco tempo depois ficou claro que os buscadores mais utilizados não davam a importância necessária ao funcionamento efetivo desse sistema, e os dados passaram a ser adicionados também como parte do conteúdo da página[3].

Adoção[editar | editar código-fonte]

Poucos meses depois de criado, o conceito se tornou conhecido e adotado por blogs dentro e fora do Brasil[4][5][6].

Foi ao topo do ranking do Daypop[7], destacado pelo Blogdex[8] e indicado para o Third Annual Weblog Awards em 2003 na categoria best meme[9], única contribuição brasileira a integrar esta edição. Também foi destaque na Wired[10].

Referências

  1. «Caetano, Miguel Afonso, "Tecnologias de Resistência: Transgressão e Solidariedade nos Media Tácticos"» (PDF) , 2006, Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Instituto Universitário de Lisboa, Orientador: Prof. Doutor Gustavo Leitão Cardoso
  2. «Start a blog or tattoo your Blog only on BlogChalking.com» 
  3. «BlogChalking». Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro. 5 de agosto de 2002. Consultado em 23 de novembro de 2009 
  4. «Chris Tulino: Blogchalking». Chris Tulino. 10 de outubro de 2002. Consultado em 23 de novembro de 2009 
  5. «Blogchalking: Criação belorizontina correndo o mundo, rapá!». José Carlos Tinoco. 11 de julho de 2002. Consultado em 23 de novembro de 2009 
  6. «BlogChalking?». Russell Beattie. 8 de julho de 2002. Consultado em 24 de novembro de 2009 
  7. «PLAY : PLAYERS : O NúMERO UM». Consultado em 15 de dezembro de 2009 
  8. «Blogchalking morreu, viva novos mecanismos». Pernambuco.com. Consultado em 24 de novembro de 2009 
  9. «Third Annual Weblog Awards». Consultado em 24 de novembro de 2009 
  10. «Wired - In Brazil, Blog Is Beautiful». Wired. Consultado em 24 de novembro de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.