Boletim informativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Boletim informativo (newsletter em inglês) é um tipo de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site.

Características e Utilização[editar | editar código-fonte]

Os Boletins informativos são geralmente enviados por correio electrónico mas também podem ser enviadas por SMS, MMS ou outros tipos de comunicação electrónica.

Certas empresas os usam para fornecer novidades e informações. Este tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. É também encarada como uma forma simples e barata de fazer publicidade, tendo a grande vantagem que se pode considerar 'publicidade solicitada', uma vez que quem a recebe se inscreveu livremente na lista de destinatários que quer receber informações não específicas (não sendo propriamente obrigatório este aspecto) sobre a empresa.

Este tipo de serviço pode ainda servir de base a estudos levados a cabo pela empresa sobre tendências, comportamentos e gostos dos seus clientes.

Já os sites jornalísticos fornecem notícias.

Por vezes também podem ser um tipo de serviço de notificação da atualização de um tema, geralmente requisitada pelo visitante ao preencher um formulário, o que o motiva a voltar ao site quando algo lhe interessar.

Cuidados[editar | editar código-fonte]

Contudo há que ter cuidado com o uso deste tipo de comunicação pois muitas vezes, sobretudo quando mal definidas perante o visitante do sítio na internet de onde são originárias, pois poderá servir como algo que afastará os visitantes do sítio, como um meio para um visitante que a definição e conteúdos desta não estivessem bem definidos a reportar como correio não solicitado.

Forma[editar | editar código-fonte]

Muitas empresas com departamentos de TI têm colaboradores especializados na concepção dos boletins informativos, sendo que o cuidado no seu desenho, na gestão de conteúdos, na organização gráfica e no tipo de linguagem são aspectos de primordial importância.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Cuidado especial ao elaborar a estrutura do boletim informativo de forma a que este faça sentido à primeira vista e de forma a que o leitor se sinta confortável na procura da informação que pretende obter desta.

Gestão de Conteúdos[editar | editar código-fonte]

Coerência entre tópicos e sobretudo entre o boletim informativo e os conteúdos do site da internet de onde este é originário e também com a entidade que o gera de forma a não levantar falsos testemunhos relativamente à veracidade, autenticidade e actualidade do mesmo.

Organização Gráfica[editar | editar código-fonte]

Deverá ser claro e conciso com vista à boa leitura e conforto visual do leitor não o induzindo em dúvida ou cansaço do olhar.

Linguagem[editar | editar código-fonte]

O público alvo do boletim informativo deverá ser conhecido por parte da entidade emissora, por exemplo através da inserção de campos adicionais no formulário de registo deste. Assim é possível evitar que o boletim seja desadequado ao público que o vai receber.E isso que se dar a entender.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.