Célula-flama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Célula-flama

Célula-flama é um tipo de célula excretora terminal, oca, contendo um grupo de cílios que batem (como uma chama). Estas células captam excretas do espaço intracelular e as lançam em canais excretores, que por sua vez se abrem em poros excretores dorsais. Há também as que possuem apenas um flagelo: os chamados solenócitos.

As células-flama são estruturas típicas de animais dos filos Platyhelminthes. A grande superfície de contato com o meio em relação ao volume desses animais lhes permite que uma estrutura simples (como a célula-flama) tenha sucesso como estrutura excretora de amônia.

Elas tem como função filtrar os fluidos presentes entre as células do parênquima, remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados (como a amônia) do metabolismo celular e conduzir os resíduos para os poros excretores.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.