Carta Régia de 22 de agosto de 1422

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Carta Régia de 22 de agosto de 1422 foi o documento através do qual o rei D. João I determinou que o calendário, em Portugal, se passasse a reger pela era de Cristo em vez da era de César.

Assim, os documentos oficiais, em Portugal, passaram a datar-se de 1422 da era de Cristo e não de 1460 da era de César.[1]

Referências

  1. Cf. FIGUEIREDO, José Anastácio. Synopsis chronologica de subsidios ainda os mais raros para a historia e estudo critico da legislação portugueza: mandada publicar pela Academia Real das Sciencias de Lisboa e ordenada por Jozé Anastasio de Figueiredo. Lisboa : Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1790, 1.º tomo,. p. 19: «Lei, ou determinação régia do Senhor Rei D. João I, de 22 de agosto de 1422, para que todos os tabeliães e escrivães ponham em todos os contratos e escrituras que fizerem: Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como antes costumavam pôr: Era de César, sob pena de perdimento dos ofícios.»

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.