Casamatas do Pico Alto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casamatas do Pico Alto, Vila do Porto.
Casamatas do Pico Alto, Vila do Porto.

As Casamatas do Pico Alto localizam-se no cume do Pico Alto, na freguesia de Santa Bárbara, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Foram erguidas, como as Casamatas da Serra do Cume na ilha Terceira, no contexto da Guerra Fria,[1] na sequência da constituição do Pacto de Varsóvia (1955), entre os anos de 1956 e 1957, com o fim de abrigar uma estação de radar, sob responsabilidade da Força Aérea Portuguesa.

Atualmente encontram-se desativadas, em condições precárias de conservação, abrigando um centro de transmissões radiofónicas.

Referências

  1. I "Inventário do Património Imóvel dos Açores" refere apenas que foram construídas após a Segunda Guerra Mundial. Ver: Casamatas do Pico Alto in Inventário do Património Imóvel dos Açores/Ilha de Santa Maria. Consultado em 26 jan 2012.

Características[editar | editar código-fonte]

Constituem-se em um complexo militar integrado por três casamatas construídas em betão armado e embutidas no talude, ao longo do caminho que bordeja o cume do Pico Alto. A parte visível de cada unidade consiste num pano de parede rebocado, com alguns vãos, entre dois contrafortes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]