Castelo de Gola Dzierżoniowska

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Gola Dzierżoniowska
Castelo de Gola Dzierżoniowska
Castelo de Gola Dzierżoniowska
Estilo dominante Renascimento
Arquiteto Leonard von Rohnau
Construção 1580
Website
Estado de conservação Polónia
Geografia
País Polónia
Cidade Gola Dzierżoniowska
Coordenadas 50° 44' 11" N 16° 47' 25" E

O Castelo de Gola Dzierżoniowska é um castelo da Polónia, na Comuna de Niemcza, no condado de Dzierżoniowski e na voivodia da Baixa Silésia.

História[editar | editar código-fonte]

O castelo foi construído em 1580 por Leonard von Rohnau. Toda a construção é feita de granito. Este lugar é conhecido por ter sido habitado desde o ano de 1000. O edifício original foi ampliado em estilo renascentista entre os anos 1600-1610. Ele passou por reformas no início do século XVIII e foi finalmente restaurado no século XX. O castelo foi parcialmente destruído em 1945 e os últimos proprietários, a família von und Gaffron Prittwitz, foram obrigados a sair depois da Segunda Guerra Mundial. Depois disso, o castelo caiu em ruínas. O parque natural em torno da propriedade também foi abandonado. No entanto, tanto o castelo como o parque estão agora sob protecção rigorosa. O Castelo de Gola é de especial interesse porque é um dos maiores e mais antigos castelos construídos em estilo renascentista na região [1].

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Portal e decoração da parede do castelo

O castelo renascentista foi construído em 1580 em pedra íngreme por Leonard von Rohnau. Isto é confirmado pela inscrição acima da entrada principal que diz: "IN GOTTES NAMEN. DEN 23. FEBRVAR ANNO 15 IM ACHZIGSTEN IAR LEONARD VON ROHNAV DES BAUES ANFANG MACHT VND DIES IAR VNDERS DACH VORBARCHT: GOTT SEI DANK"[2] ("Em nome de Deus, Amém 29 de fevereiro de 1580 O Leonard von Rohnau começou a construção Agradeço a Deus ea cobriu com um telhado ") - o mais provável é o mais antigo edifício no meio da Idade Média. O castelo na Idade Média tinha um caráter defensivo, como evidenciado pelo penhasco íngreme no lado oeste, o poço úmido do leste, e as paredes de pedra que cercam o edifício duplica.

O castelo renascentista foi construído como um edifício quadrado com um pátio. Uma tilia de 300 anos de idade ainda está crescendo no quintal. No início do século XVII, a torre foi acrescentada à construção do canto oriental original. A partir desse dia, a forma da construção preserva-se intacta.

O castelo tem um belo portal e uma parede esgrafiada.

Parque[editar | editar código-fonte]

O parque está abaixo do nível do Castelo. Este parque de 13 hectares, tem mais de 1600 árvores que representam cerca de 35 espécies em todo o mundo. Um sistema de água grande irriga o parque. O rio que atravessa os sete parque lagoas formam Gola. É uma atmosfera única, criada pelas lagoas e vegetação, que permanece até hoje, como muitos dos lagos continuou a crescer ao longo dos anos.

O parque tem uma rica diversidade de flora e fauna. A principal via de cima do parque, onde o castelo é cercado por árvores centenárias de faia.

O último inventário da flora do parque Gola foi listado no Outono de 2001. O trabalho foi realizado pela seguinte equipe: Ewa Domaszewska, Artur Barcki e Cedric Gendaj.

As 1.619 árvores e 36 espécies diferentes foram coletadas e catalogadas no inventário. Para uma versão completa do inventário e uma descrição detalhada de cada árvore, por favor dê uma olhada no arquivo referenciado (disponível apenas em latim e polonês)). [nota 1]

Reconstrução[editar | editar código-fonte]

Trabalho intensivo com o objetivo de restaurar os valores históricos do monumento é realizado desde 2000. Este trabalho tem sido apoiado nos anos 2007-2008 no "Património Cultural" programa do Ministério da Cultura e do Património Nacional.

Hotel, Spa e Restaurante[editar | editar código-fonte]

Em 2013, o castelo de Gola tornou-se um hotel de luxo, spa e restaurante: Uroczysko 7 stawów - Santuário 7 Lagos. Para mais informações, ver: http://www.uroczysko7stawow.com[3].

Estado inicial Estado actual

Referências

  1. http://www.gola.pl/
  2. Hans Lutsch. Verzeichnis der Kunstdenkmäler der Provinz Schlesien. 2. [S.l.: s.n.] 150 páginas 
  3. http://www.uroczysko7stawow.com

Notas