Cemitério Judaico de Allersheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cemitério Judaico de Allersheim
País
Localização
Estatuto patrimonial
monumento do patrimônio arquitetônico da Baviera (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Mapa
Mãos em posicão do Cohen

O Cemitério Judaico de Allersheim (em alemão: Jüdische Friedhof Allersheim) é um cemitério judaico em Allersheim, Giebelstadt, distrito de Würzburgo, na Baixa Francônia.

O cemitério localiza-se ao sul de Allersheim. Com área de 166,2 ares, contém aproximadamente 4 mil sepultamentos, encontrando-se ainda aproximadamente 1575 lápides (matzeva).

História[editar | editar código-fonte]

No ano 1608 encontra-se no Memorbuch de Aub uma citação do Cemitério Judaico de Allersheim. Em maio de 1665 o Kloster Bronnbach vendeu aos judeus de Allersheim por 20 Reichstaler da Francônia um "pedaço de terra desolado" do tamanho de 2 "morgen" (entre meio e dois hectares). O cemitério tornou-se comum para 20 comunidades judaicas.

A administração do mosteiro de Bronnbach e a comunidade de Allersheim receberam uma taxa para todo sepultamento no cemitério. No caso de litígio ao clero local era facultado fechar o cemitério.

Um estudo realizado na década de 1990, avaliando as sepulturas do cemitério, mostrou que cerca de um décimo dos judeus sepultados entre 1779 e 1810 eram sem posses e sem nacionalidade.

O cemitério foi expandido nos anos 1813, 1820 e 1844.

O último sepultamento foi o de Otto Mannheimer em 1967.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lothar Mayer: Jüdische Friedhöfe in Unterfranken. Michael Imhof Verlag, Petersberg 2010, S. 10−15, ISBN 978-3-86568-071-6 (mit vielen Fotos)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cemitério Judaico de Allersheim