Cerradomys goytaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cerradomys goytaca
Taxocaixa sem imagem
Não avalida (IUCN 3.1)
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidae
Subfamília: Sigmodontinae
Gênero: Cerradomys
Espécies:
C. goytaca
Nome binomial
Cerradomys goytaca
Tavares, Pessôa and Gonçalves, 2011

O Ratinho-goytaca (Cerradomys goytaca) é um roedor pertencente ao gênero Cerradomys. Ganhou este nome por estar restrito à região litorânea do norte fluminense, antiga região dos índios Goytacazes.

Possui a cauda maior que o corpo. Coloração do dorso variando de castanho-escura a castanho-amarelada, com pêlos mais claros nas laterais e limite pouco definido no ventre, que é esbranquiçado ou amarelada. Cauda pouco pilosa. Patas longas e estreitas, geralmente com a superfície superior recoberta de pêlos claros. Quatro pares de mamas: peitoral, pós-axial, abdominal e inguinal.

É uma espécie endêmica às restingas do Norte Fluminense. Está mais associada às moitas arbustivas do que às formações florestadas, sendo capturado tanto no solo como sobre ramos arbóreos, especialmente em árvores de Clusia.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Bonvicino, C.R. Oliveira J.A. & D'Andrea P.S. Guia de Roedores do Brasil, com chaves para gêneros baseados em caracteres externos - Rio de Janeiro: Centro Pan-Americano de Febre Aftosa - OPAS?OMS, 2008
  • Tavares, W. C.; Pessoa, L. M.; Gonçalves, P. R. 2011. Uma nova espécie de Cerradomys de planícies costeiras do sudeste do Brasil Sandy (Cricetidae: Sigmodontinae). Journal of Mammalogy. 92 (3) :645-658. 2011
Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.