Cidade informacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma cidade informacional (do inglês, Information City) consiste em “ambientes digitais coletando informações oficiais e não-oficiais de comunidades locais e disponibilizando ao público via portais da web[1].

Segundo a definição de Cidade Digital (do inglês, Digital City) como “um ambiente no qual pessoas em comunidades regionais podem interagir e compartilhar conhecimento, experiências e interesses em comum, integrando informações urbanas e criando espaços públicos na internet para pessoas que vivem ou visitam a cidade” [2], pode-se considerar que uma cidade informacional é um dos componentes de uma cidade digital.

O uso de tecnologias da informação para suprir necessidades da população é o principal aspecto de uma cidade digital, característica essa que também define uma cidade informacional, combinada à aplicação destas ferramentas ao fluxo de comunicação, dados e informações da comunidade.

Origem[editar | editar código-fonte]

O surgimento das cidades informacionais deriva da chamada Era da Informação, onde nota-se uma nova forma de distribuição do fluxo informacional da sociedade, que se constitui por meio de dois elementos fundamentais: a explosão quantitativa da informação e a implosão do tempo de comunicação da informação [3]. Soma-se a esta nova distribuição, o desenvolvimento e difusão de tecnologias da informação, redes de internet e telecomunicações em extrema velocidade [4], configurando assim esta nova forma de organização das cidades contemporâneas, que deve contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de suas comunidades.

Referências

  1. Anthopoulos, L., & Fitsilis, P. (2010). From digital to ubiquitous cities: defining a common architecture for urban development. IEEE 6th International conference on Intelligent Environments, (pp. 301–306). IEEE Xplore.
  2. Sorrentino, M., & Simonetta, M. (2013). Incentivising inter-municipal collaboration: the Lombard experience. Journal of Management and Governance, 17(4), 887–906.
  3. LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2004.
  4. Souza, L., & Jambeiro, O. (2005). Cidades Informacionais: as cidades na era da informação. Artigo apresentado em VI Encontro Nacional de Ciência da Informação, Salvador, junho.