Clube Náutico de Santa Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clube Náutico de Santa Cruz

País Portugal Portugal
Região Região Autónoma dos Açores
Ilha Ilha do Pico
Fundação 07 de junho de 2001 (22 anos)
Contatos
Sede Santa Cruz das Ribeiras

O Clube Náutico de Santa Cruz (CNSC) é um clube de desporto náutico localizado no Concelho de Lajes do Pico, na ilha do Pico, no arquipélago dos Açores.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Deve-se aos antigos sócios da antiga armação baleeira das Ribeiras a sua constituição. Ao nomearam em assembleia geral uma comissão instaladora, presidida por Mário José Dinis Tomé, constituem-se oficialmente com associação em 07 de junho de 2001 (22 anos).


História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980 é proibida a caça à baleia nos Açores, todo o espólio desta atividade é desativado e abandonado até que o Clube Desportivo Ribeirense passam a ser o responsável pela manutenção e conservação deste património, com o ónus de promover a prática desportiva.
Até à desativação da Sociedade baleeira por falta de fundos monetários para a recuperação dos botes, da lancha e instalações, a Armação Baleeira das Ribeiras, foi sempre proprietária deste património baleeiro da Freguesia das Ribeiras, transitando os sócios desta Armação Baleeira para o Clube Náutico de Santa Cruz.
Com a promulgação dos estatutos do Clube e nomeação dos órgãos sociais, o clube dá continuidade aos propósitos da sua fundação.
Assim os apoios e vias financeiras para a recuperação do património baleeiro das Ribeiras, inicia-se em 2001 com verbas da Câmara Municipal das Lajes do Pico e do Governo Regional dos Açores.
"(...)Atualmente o Clube Náutico de Santa Cruz, possui 4 botes baleeiros e respetiva casa dos botes. De referir que a lancha baleeira foi entregue à Junta de Freguesia das Ribeiras, sendo também feita a sua recuperação através de apoios governamentais...". [1]
Atualmente o clube serve de ponto de encontro dos "velhos baleeiros", onde revivem e discutem a memória coletiva e a repassam conhecimentos e experiência para as gerações mais novas, que têm cumprido o desiderato, mantendo vivo o espírito inicial do Clube.
Ao abrigo do Decreto Legislativo Regional, o Clube recebe por via do Contrato-programa nº175 no ano de 2005 uma verba de €14.600,00 (catorze mil e seiscentos euros), para a recuperação e restauro dos botes baleeiros "São Miguel", "Boavista" e "São João". [2]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] Arquivado em 27 de outubro de 2013, no Wayback Machine. "Factos históricos da Freguesia das Ribeiras" Consultado a 2 de outubro de 2013
  2. [2] Subsídio para recuperação de botes baleeiros, Consultado a 3 de outubro de 2013
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clube Náutico de Santa Cruz

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]