Fogo-apagou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Columbina squammata)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFogo-apagou

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Subfamília: Columbinae
Género: Columbina
Espécie: C. squammata
Nome binomial
Columbina squammata
Lesson, 1831
Distribuição geográfica

Subespécies
ver texto
Sinónimos
  • Scardafella squammata

Fogo-apagou, rolinha-cascavel ou rolinha-pedrês (também rolinha-fogo-pagô, rolinha-carijó, rola-pintada, rola-pedrês, rola-fogo-apagou, rola-cascavel, pomba-cascavel, picui-pinima, paruru, fogo-pegou, fogo-pagou, fogo-pagô, felix-cafofo) é o nome comum da Columbina squammata, uma ave columbídea monogâmica, granívora, que habita o centro-sul e o nordeste do Brasil.

A rolinha-fogo-apagou é a única rolinha escamada, podendo medir até 22 centímetros de comprimento e a pesar até 60 gramas. Busca seu alimento no chão, forrageando em casais ou em pequenos grupos. Na natureza está sempre presente nas bordas das matas, cerradões, pomares, jardins e parques. É arisca e na presença humana tende a alçar voo, escondendo em alguma nos galhos das árvores[1].

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Faz ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente a 1 ou 2 metros de altura, às vezes também no chão. Põe 2 ovos brancos.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas quatro subespécies:[2]

  • Columbina squammata squammata (Lesson, 1831) - ocorre em grande parte do leste do Brasil, do sul do Pará até o norte do Rio Grande do Sul, na Bolívia, Paraguai e nordeste da Argentina;
  • Columbina squammata ridgwayi (Richmond, 1896) - ocorre da região costeira nordeste da Colômbia até a Venezuela, nas ilhas de Margarita e Trinidad. Possui mais negro na ponta das penas que a forma nominal.

Referências

  1. «Aves do Brasil: conheça a rolinha-fogo-apagou - Columbina squammata». Natureza e Conservação (em Portugues) 
  2. «fogo-apagou (Columbina squammata) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 17 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

«Columbina squammata». Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas da UICN 2024 (em inglês). ISSN 2307-8235. Consultado em 23 de Setembro de 2007 

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.