Corona (satélites)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
Esquema de um satélite Corona KH-4B.

O Programa Corona foi uma série de satélites de reconhecimento estratégicos americanos produzidas e operadas pela Diretoria de Ciência e Tecnologia da Agência Central de Inteligência americana, com o apoio Força Aérea dos Estados Unidos.

Os satélites Corona foram utilizados pelos Estados Unidos para realizar avaliações fotográficas da antiga URSS, da China, além de muitas outras regiões do mundo.

O nome "CORONA" é identificado como uma palavra de código militar, não uma sigla. Os satélites do programa Corona são designados como KH-1, KH-2, KH-3, KH-4, KH-4A e KH-4B. Esse "KH" derivou o nome Key Hole ou Keyhole (código 1010), já o numero indicou alterações na instrumentação de vigilância, como a mudança de panorâmicas. O programa Corona esteve em atividade de 1959 a 1972.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.