Crapô

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Crapô (ou Carapô ou Crapot) é um jogo de cartas. Com um mecanismo similar à Paciência, o Crapô é disputado por dois jogadores. O Crapô é jogado com dois baralhos de 52 cartas. O objetivo do Crapô é ficar sem cartas antes do oponente.

Mecanismo de jogo:

Baralham-se os dois baralhos, parte-se o baralho e divendem-se as cartas pelos 2 jogadores. Cada jogador separa 13 cartas do seu "monte principal", formando assim o crapô. Viram a primeira carta do crapô e o jogador com a carta mais baixa é o primeiro a jogar. Cada jogador coloca 4 cartas verticalmente na mesa, uma em cada casa, desta forma:

                 [Casa]       Ás Copas  (C)    ÁsC      [Casa]  
          
                 [Casa]       Ás Paus   (P)    ÁsP      [Casa]     
  
                 [Casa]       Ás Ouros  (O)    ÁsO      [Casa]    
   
                 [Casa]       Ás Espadas(E)    ÁsE      [Casa] 

O espaço entre as cartas fica reservado para quando surgirem Ases no jogo. Depois de colocado um Ás podem colocar-se as seguintes cartas de forma a fazer uma sequencia crescente. Ás(A) - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - Valete(V) - Dama(D) - Rei(R). As cartas colocadas nas sequências do centro do jogo não podem voltar a ser retiradas.

A partir das cartas que os jogadores colocam inicialmente nas 8 casas, os jogadores podem fazer sequências de ordem decrescente alternando carta pretas com cartas vermelhas.

Um jogador pode movimentar apenas uma carta de cada vez. (Ver exemplo 1)

Quando um jogador começa o seu turno pode manipular as cartas existentes na mesa e pode retirar uma carta do seu monte principal. Se conseguir "despachar" essa carta isto é se conseguir colocá-la na mesa de jogo, na sequencia do centro ou no lixo do adversário, retira outra carta; se não coloca-a virada para cima ao lado do seu monte principal formando assim o seu monte de "lixo".

Um jogador pode carregar o monte de lixo do adversário sem precisar de ter uma casa aberta.

Um jogador pode carregar o crapô do adversário apenas quando tem uma casa aberta. Para retirar cartas do seu crapô um jogador deve de ter uma casa aberta ou então a carta que está no topo (a carta que está virada para cima) apenas pode entrar para a sequência que está no meio (Ás - 2 - 3 - 4 - 5 ...)

Quando um jogador recomeça o seu turmo pode inclusive movimentar a carta que está no topo do seu monte de "lixo".

Depois de jogar a última carta do seu monte principal, o jogador deve de virar o seu monte de lixo ao contário e formar assim um novo monte principal.

Exemplos

[1] Por exemplo se o jogo for o seguinte:

                 (6E)(7O)(8P)(9C)(10P)      2 C      5 C      (RE)  
          
                             (10P)(VC)       -       7 P      -    
  
                      (2P)(3O)(4P)(5C)      A 0      6 O      (RP)  
   
                                     -      10 E     3 E      (DP)(VO) (10E) (90) 


Para mover a sequência -(2P)(3O)(4P)(5C)- para a colocar na sequência -(6E)(7O)(8P)(9C)(10P)- o jogador pode fazê-lo apenas porque pode colocar o 2P numa casa live, depois colocar o 3O também numa casa livre. Depois colocar o 2P no 3O, depois colar o 4P na casa livre restante e colocar o 5C no 6E e depois colocar as restantes cartas umas atrás das outras formando a sequencia -(2P)(3O)(4P)(5C)6E)(7O)(8P)(9C)(10P)-

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.