Cruise control

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Cruise control (também conhecido como speed control ou autocruise) é um sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada. Uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto da condução em estrada ou em viagem. Nos veículos com caixa de velocidades manual o regulador de velocidades não funciona na primeira mudança engrenada. Apesar da sua grande comodidade e utilidade deve-se ter atenção ao utilizar o Cruise Control em locais de tráfego denso ou em zonas escarpadas, com muitas curvas ou zonas escorregadias (neve, gelo, chuva ou gravilha).O sistema basicamente funciona fazendo a comparação entre as velocidade do veiculo e a programada de forma a fazer a compensação entre as mesmas. Dotado ainda de um complexo sistema computacional de segurança, o sistema torna-se inoperante quando o motorista interage com algum comando do veiculo tipo: embraiagem, travão, acelerador etc.

Actualmente todos os modelos SEAT oferecem Cruise Control.

Não deve ser utilizado com chuva, uma vez que poderão ocorrer fenómenos de aquaplaning.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.