De Corpo e Alma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

De Corpo e Alma
Victor Fasano na pele do personagem "Juca"
Victor Fasano na pele do personagem "Juca"
Formato telenovela
Género {{{genero}}}
Duração 50 min. aproximadamente
Criado por Glória Perez
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Roberto Talma
Produtor(es)
Apresentador(es) {{{apresentador}}}
Elenco Cristiana Oliveira
Tarcísio Meira
Victor Fasano
Beatriz Segall
José Mayer
Maria Zilda Bethlem
Betty Faria
Carlos Vereza
Daniela Perez
Renée de Vielmond
Vera Holtz
e grande elenco.
Narrador(es)
Tema de abertura Raio de Luz, Simone
Tema de encerramento
Exibição
Emissora
de televisão
original
{{{rede_tv_orig}}}
Emissora(s)
de televisão
lusófona(s)
Rede Globo
Formato de exibição {{{formato_exibição}}}
Transmissão original 3 de Agosto de 1992
6 de Março de 1993
Qt. de temporadas
N. de episódios 185

De Corpo e Alma foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 3 de Agosto de 1992 a 6 de Março de 1993. Foi escrita por Glória Perez e dirigida por Fábio Sabag, Ivan Zettel e Roberto Talma (também o diretor geral). Contou com 185 capítulos.

Índice

[editar] Enredo

Diogo, um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina, que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma, uma jovem casada com um stripper, Juca, que trabalha no Clube das Mulheres. Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe), sentindo-se culpado, aproxima-se dela imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella, uma rica senhora.

[editar] Elenco

[editar] Participações Especiais

[editar] Trilha Sonora

[editar] Trilha Sonora Nacional

De Corpo e Alma Nacional
Trilha sonora por Vários Intérpretes
Lançado em 1992
Gênero(s) Vários
Formato Vinil, CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção
e arranjos
André Sperling
Cronologia de Vários Intérpretes
Último
Último
-
De Corpo e Alma Internacional
Próximo
Próximo

Capa: Maria Zilda Bethlem

  1. Contrato Assinado - Sandra de Sá (tema de Simone)
  2. Minha Tentação - Wando (tema de Helena)
  3. Sonho Triste (Uno) - Julio Iglesias (tema de Diogo)
  4. Bate Coração - José Augusto (tema de Caíque)
  5. Alguém no Céu - Trem da Alegria (tema de Júnior)
  6. Betina - André Sperling (tema de Betina)
  7. Teu Olhar - Hay Kay (tema de Tavinho)
  8. Romance Rosa (Bachata Rosa) - Juan Luis Guerra (tema de Yasmin)
  9. Fora de Ordem -Caetano Veloso (tema de Reginaldo)
  10. Atrás da Porta - Elis Regina (tema de Antônia)
  11. Por Escrito - Pery Ribeiro (tema de Stella)
  12. Homem de Rua - Erasmo Carlos (tema de Bira)
  13. Raio de Luz - Simone (tema de abertura/ tema de Paloma)
  14. Sofrendo Por Amor - André Sperling (tema de Bia)

[editar] Trilha Sonora Internacional

De Corpo e Alma Internacional
Trilha sonora por Vários Intérpretes
Lançado em 1992
Gênero(s) Vários
Formato Vinil, CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção
e arranjos
André Sperling
Cronologia de Vários Intérpretes
Último
Último
De Corpo e Alma Nacional
-
Próximo
Próximo

Capa: Eri Johnson

  1. Rhythm Is a Dancer - Snap (tema de Gino)
  2. The One - Elton John (tema de Antônia)
  3. Mama's Always On Stage - Arrested Development (tema de Reginaldo)
  4. Under The Bridge - Red Hot Chili Peppers (tema de Bia)
  5. Am I The Same Girl? - Swing Out Sister
  6. Crucify - Tori Amos (tema de Bia)
  7. Sexual - Goddess (tema de Juca)
  8. Caruso - Lucio Dalla (tema de Diogo)
  9. For Your Babies - Simply Red (tema de Simone)
  10. Rock Me Baby - Babyroots
  11. Wishing On a Star - The Cover Girls (tema de Yasmin)
  12. Sweet Ragga Music - Nabby Clifford featuring Alex Lucas & Julio C.
  13. Hazard - Richard Marx (tema de Stella)
  14. Command - Traffic Lights
  15. Você Tá Muito Boa - Clericó Con Cola (tema de Yasmin e Reginaldo)

[editar] Bastidores

  • Com essa espinha dorsal, Glória Perez conseguiu erguer uma boa novela. No entanto, o entrecho secundário da troca de crianças na maternidade acabou sensibilizando muito mais o público. O casal Bia (Maria Zilda Bethlem) e Caíque (José Mayer) criou o menino Júnior, personagem de Aron Hassan, filho de Terê (Neuza Borges) e Vado (Tonico Pereira), enquanto estes criaram Pingüim (Eduardo Caldas), filho de Caíque e Bia.
  • Destaque também para o relacionamento extraconjugal de Simone (Vera Holtz), casada com Guedes (Ewerton de Castro), mas de caso com o stripper Gino (Guilherme Leme), que escondia dos pais, o trabalho noturno, dizendo que estava estudando.
  • Além de abordar o tema do transplante e da doação de órgãos, a autora apresentou, na trama, a inversão de papéis entre homens e mulheres na atualidade. Para isso, usou as boates de striptease masculino e acabou ajudando a popularizar o Clube das Mulheres, que proliferaram no país.
  • Vale ressaltar o belo trabalho de Beatriz Segall ao interpretar Stella, uma mulher liberal que se envolve com Gino (Guilherme Leme) e Juca (Victor Fasano), rapazes bem mais jovens e de classe social inferior, que ganhavam a vida no Clube das Mulheres.
  • A passividade de Antônia (Betty Faria) - uma esposa traída - perturbou as telespectadoras, mas Glória Perez manteve o perfil da personagem. Para a autora, ninguem gostava de se ver fraca, perdedora - e era isso que estava incomodando as "Antônias" da vida.
  • Durante a semana seguinte ao crime, Gilberto Braga e Leonor Bassères, assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos e dar uma solução para o desaparecimento dos personagens.
  • Depois de uma semana, Glória Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
  • As últimas cenas de Daniela Perez como Yasmin, na novela, foram ao ar no último bloco do capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça-feira. Ao final deste capítulo, os atores do elenco e o diretor Fábio Sabag, prestaram uma homenagem à atriz, com depoimentos gravados, e a história prosseguiu. A saída de Yasmin da novela foi explicada com uma viagem de estudos, uma vez que a personagem era dançarina. Já o personagem Bira simplesmente deixou de existir. Estas cenas seriam inseridas como a última cena do último capítulo, fechando a novela.
  • O assassinato da atriz teve repercussão em outros países. Guilherme de Pádua e a mulher, Paula Thomaz, foram julgados e condenados a 19 anos e 6 meses de cadeia por homicídio duplamente qualificado e praticado por motivo torpe. Cumpriram sete.
  • A última cena da atriz Daniella Perez na Novela De Corpo e Alma , foi exibida no capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça feira . Mas , a partir do capítulo 163 exibido no dia 08 de fevereiro de 1993 , uma segunda feira , a personagem Yasmin Bianchi volta a novela , e dali em diante fica até o final da história , sendo mostrada em pequenos flash- beck , estimulado pelos pensamentos dos personagens mais próximos dela.
  • Foi uma forma que a autora Glória Perez teve para que o crime ocorrido com sua filha , não caísse no esquecimento e também um protesto pela morte cruel e prematura da atriz.
  • Yasmin continua até o último capítulo : Glória Perez voltou atrás na decisão de tirar da novela a personagem Yasmin, interpretada por sua filha, a atriz Daniella Perez, assassinada em 28 de Dezembro de 1.992. Yasmin reaparece no próximo dia 08, em forma de flash-back, e continua até o último capítulo.
  • Antes que seja acusada de segurar o ibope ( ou aumentá-lo um pouco) à custa de morbidez, Glória explica que a intenção é manter o clima de indignação popular em relação ao assassinato da filha: - Se a imagem de Daniella sair definitivamente do ar, o crime acabará por cair no esquecimento _ diz Glória.
  • Yasmin volta no capítulo 163 , quando Caio, em crise com a mulher , Patty, lembra da ex-namorada, que teria viajado para dançar no Caribe. A cada capítulo haverá mensagens de Yasmin, estimuladas pelo pensamento dos personagens com quem conviveu. A nova musa de Reginaldo não será mais Verinha. O gótico vai passar o resto da história lembrando de Yasmin.
  • Só na semana de estréia de De corpo e Alma, o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.
  • Inicialmente a Novela De Corpo e Alma seria exibida de 03 de Agosto de 1992 , com seu término no dia 08 de Maio de 1993 , totalizando 239 capítulos . Mas devido a tragédia que ocorreu com a atriz Daniella Perez , a trama foi totalmente modificada e assim consequentemente , teve a sua história encurtada.
  • Nos bastidores ninguem comentava , mas todo o elenco já pedia a Deus para que a autora Glória Perez posse logo um fim definitivo na trama e no sofrimento dos atores , pois depois da morte de sua filha , continuar o trabalho ficou totalmente sem sentido.
  • De corpo e alma foi co-produzida pela emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo detinha 15% das ações desse canal.
  • Excelente trilha sonora internacional com grande sucessos do ano de 1992, como Rhythm Is A Dancer, com Snap!, The One, com Elton John, Under The Bridge, com Red Hot Chili Peppers, Am I The Same Girl, com Swing Out Sister, Crucify, com Tori Amos, Caruso, com Lucio Dalla, For Your Babies, com Simply Red, Hazard, com Richard Marx, além de Wishing On A Star, com The Cover Girls, tema de Yasmin, que virou praticamente a marca da novela, dentre outros.
  • Obteve média geral de 52 pontos no Ibope, sendo considerada uma boa audiência para o horário, apesar de ter sido inferior a novela antecessora Pedra sobre Pedra que obteve 57 pontos.
  • O Ibope da novela elevou bastante com a grande repercussão da morte de Daniela Perez sendo morta pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua, chegando a picos de 70 pontos.
  • Último trabalho do ator e dançarino Paulette falecido em 30 de julho de 1993 vítima de uma broncopneumonia e de um coma diabético.
  • Título provisório: Clube das Mulheres.
  • A autora Gloria Perez fará um livro sobre a filha Daniella Perez, assassinada em 1992 ,a intenção da autora é esclarecer diversos equívocos que ocorreram em relação à morte de Daniella. O livro será escrito assim que terminar a novela da Globo, Caminho das Índias. Ainda segundo a publicação, o livro é uma antiga dívida de Gloria Perez com a memória da filha.

[editar] Prêmios

APCA (1992):

  • Melhor Atriz Coadjuvante - Neuza Borges

[editar] Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre telenovelas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Telenovelas das oito da Rede Globo

Pedra sobre Pedra
(1992)
De Corpo e Alma
(1992)
Renascer
(1993)
Ferramentas pessoais
Criar um livro