De Corpo e Alma (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
De Corpo e Alma
De Corpo e Alma (álbum)
Álbum de estúdio de Leonardo
Lançamento 31 de Maio de 2006
Gravação 2006
Gênero(s) Sertanejo
Duração 56:40
Idioma(s) Língua portuguesa
Formato(s) CD, DVD, download digital
Gravadora(s) Universal Music, Talismã Music
Direção César Augusto, Nil Bernardes
Produção César Augusto
Certificação Platina - ABPD
Cronologia de Leonardo
Leonardo Acústico
(2005)
Coração Bandido
(2008)
Singles de De Corpo e Alma
  1. "De Latinha na Mão (part. Zeca Pagodinho)"
    Lançamento: 16 de maio de 2006
  2. "De Corpo e Alma"
    Lançamento: 17 de agosto de 2006
  3. "Idas e Voltas"
    Lançamento: 26 de fevereiro de 2007
  4. "Uma Festa Todo Dia"
    Lançamento: 10 de julho de 2007

De Corpo e Alma é um álbum de estúdio do cantor sertanejo Leonardo, lançado em 31 de maio de 2006. Foi o primeiro álbum lançado pela Universal Music, após sua saída da Sony BMG. O álbum contém 15 faixas, entre elas destacam-se "De Corpo e Alma", "De Latinha na Mão" (que contou com a participação de Zeca Pagodinho) e "Sinhá Moça", música tema da novela homônima que ficou como faixa bônus do disco. O álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Romântica[1] e ficou em 1º lugar no ranking dos álbuns mais vendidos de São Paulo entre os dias 7 e 10 de julho.[2]

Informações sobre o álbum[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento e estilo[editar | editar código-fonte]

A escolha do repertório, segundo o cantor, levou cerca de dois anos, de muita análise de quase 300 músicas até chegar no resultado final. Produzido por César Augusto, De Corpo e Alma resgata o clima alegre e brejeiro dos tempos da dupla Leandro & Leonardo, mas também traz as baladas e o country-pop-rock que marcam a carreira solo do cantor.[3] E a escolha resultou num repertório bem popular, cheio de músicas que agradaram ao seu público fiel.

Compositores e músicas[editar | editar código-fonte]

Entre todos os compositores que enviaram músicas, quem levou o grande prêmio foi o goiano Jairo Góes, que ao lado de seus parceiros, assinou três músicas no álbum. Uma delas foi a própria "De Latinha na Mão", primeiro single do álbum, que teve a participação de Zeca Pagodinho e obteve um videoclipe. Outra foi "Por Toda Vida", sucesso da banda sertaneja goiana Nechivile, regravada também pelas duplas João Pedro & Cristiano e Gian & Giovani.

Várias músicas do álbum De Corpo e Alma trazem de volta o clima Leandro & Leonardo, como é o caso da divertida "Meto o Pé na Cara Dele" (Nilton Lamas, o compositor da clássica "Entre Tapas e Beijos"). Também estão nesse grupo o bailão "Alô Goiás" (Jean Spagnol) e a romântica "Idas e Voltas" (escrita por Paulo Debétio e Paulinho Rezende e terceiro single do álbum), bem como "Uma Palavra Só" (César Augusto e Piska).

Duas versões de músicas cantadas originalmente em espanhol se destacam no álbum: "Talvez" (versão de César Augusto e Nil Bernardes), sucesso de Ricky Martin, e "De Corpo e Alma" (versão de Lucimar), que dá nome ao disco e foi o segundo single do álbum. O repertório latino, sempre presente na carreira solo de Leonardo, reforça a presença que a música romântica tem na carreira do artista, que hoje está acima de rótulos e definições. Outro destaque é "Disk Paixão", de César Lemos, ex-integrante do grupo The Fevers. Michael Sullivan (que também foi integrante do The Fevers e é autor de inúmeros sucessos), assinou duas belas canções românticas: "Quando Um Homem Ama Demais" e "Me Ame ou Me Deixe".

Leonardo também gravou canções de grandes nomes da nossa música, como Paulo Sérgio Valle - parceiro de Nenéo em "Uma Festa Todo Dia" (quarto single do álbum e regravação do grupo de pagode Negritude Júnior) – e Bozzo Barretti, Marcelo Barbosa, Guarabyra e Vitor Martins, que compuseram "Sinhá Moça", sucesso na trilha sonora da novela da Rede Globo.

DVD[editar | editar código-fonte]

O DVD, que faz parte do álbum, foi gravado nos Estúdios Transamérica, em São Paulo, no dia 19 de abril de 2006, para um público de 50 pessoas, contendo 6 músicas do CD e a regravação de seu sucesso com Leandro "É Por Você Que Canto", todas interpretadas em voz e violão, e ainda o videoclipe oficial do sucesso "De Latinha na Mão", que ficou como extra do DVD.

O "pocket show", acompanhado de perto pelo produtor César Augusto e que contou com a participação dos músicos Ney Marques e Elias Almeida, foi realizado para uma plateia muito especial: fãs do cantor que, em sua maioria, nunca tiveram a oportunidade de estar perto do ídolo. O clima intimista aproximou artista e plateia. Ver Leonardo cantando é sempre uma festa, já que seu bom humor nunca deixa a peteca cair, mesmo quando é obrigado a repetir uma faixa, fato comum em qualquer gravação. Além do mais, mostra como a alegria é um ingrediente constante na carreira de um intérprete que está sempre de bem com a vida e com a música, seja em um estúdio, nas TVs ou nos palcos.

No final do DVD, quando são exibidos os créditos, traz todas as piadas e histórias que Leonardo contou entre as gravações de uma faixa e outra, bem como as gozações bem-humoradas com os companheiros de trabalho, estilo que faz dele um dos artistas mais amados não só pelo grande público, mas também por todos que têm a sorte de com ele trabalhar.

A capa[editar | editar código-fonte]

No lançamento do disco De Corpo e Alma, o sertanejo Leonardo elogiou a capa de seu novo álbum. "É uma das melhores de minha carreira", disse. Em seguida, porém, ele entregou. A imagem do artista com um violão nas costas foi "copiada" de uma foto de divulgação do filme Johnny & June. "É uma cópia mesmo, mas não sabia não. Tudo bem. Tem o ator de um lado e este atormentado do outro", brincou Leonardo. A recriação seguiu fielmente o original do filme, que conta a história do cantor Johnny Cash e tem Joaquin Phoenix como protagonista. Até a rua com pedrinhas, a posição do violão nas costas e a gola levantada do paletó foram cuidadosamente inseridas na capa do disco nacional.[4]

Faixas[editar | editar código-fonte]

CD
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Uma Festa Todo Dia"  Nenéo / Paulo Sérgio Valle 3:50
2. "De Latinha na Mão" (participação especial de Zeca Pagodinho)Jairo Góes / Rivanil / Everton Matos 3:06
3. "Uma Palavra Só"  César Augusto / Piska 3:27
4. "Meto o Pé na Cara Dele"  Nilton Lamas 2:36
5. "Talvez (Talvez)"  Franco de Vita - versão: César Augusto / Nil Bernardes 4:11
6. "Alô Goiás"  Joan Spagnol 3:19
7. "Idas e Voltas"  Paulinho Rezende / Paulo Debétio 3:59
8. "Náufrago Ilhado"  Bruno Aragão / Alexandre Goião 3:20
9. "Quando Um Homem Ama Demais"  Michael Sullivan / Carlos Colla 4:06
10. "De Corpo e Alma (Cuidarte El Alma)"  Marc Durandeau / Chris Zalles - versão: Lucimar 4:10
11. "Disk Paixão"  César Lemos / Karla Aponte 3:32
12. "Por Toda Vida"  Jairo Góes / Rivanil / Everton Matos 4:52
13. "Me Ame Ou Me Deixe"  Michael Sullivan / Paulo Massadas  
14. "Mania Nacional"  Jairo Góes / Rivanil / Sérgio Porto 4:44
15. "Sinhá Moça" (Faixa Bônus)Bozzo Barretti / Marcelo Barbosa / Guarabyra / Vitor Martins 4:10
DVD
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Uma Palavra Só"  César Augusto / Piska 3:19
2. "Meto o Pé na Cara Dele"  Nilton Lamas 2:40
3. "Alô Goiás"  Joan Spagnol 2:39
4. "Idas e Voltas"  Paulinho Rezende / Paulo Debétio 3:31
5. "Disk Paixão"  César Lemos / Karla Aponte 3:18
6. "Sinhá Moça"  Bozzo Barretti / Marcelo Barbosa / Guarabyra / Vitor Martins 4:15
7. "É Por Você Que Canto (The Sounds of Silence)"  Paul Simon - versão: Cilinha / João Viola 2:05
Extra (Videoclipe)
N.º TítuloCompositor(es) Duração
8. "De Latinha na Mão" (participação especial de Zeca Pagodinho)Jairo Góes / Rivanil / Everton Matos 3:06

Certificações[editar | editar código-fonte]

País Certificação Data Certificado de vendas
 Brasil - ABPD[5] Platina 2007 100.000

Referências

  1. Terra.com (26 de setembro de 2006). «Veja a lista de concorrentes do Grammy Latino». Consultado em 29 de agosto de 2018 
  2. UOL (7 de julho de 2006). «"Belíssima" termina e consagra trilha sonora no ranking de SP». Consultado em 31 de agosto de 2018 
  3. Terra.com (31 de maio de 2006). «LEONARDO LANÇA CD, EM COLETIVA». Ofuxico. Consultado em 29 de agosto de 2018 
  4. Cifra Club News (1 de junho de 2006). «Capa de novo CD de Leonardo copia foto de filme sobre Johnny Cash». Consultado em 31 de agosto de 2018 
  5. «Certificações do Brasil». pro-musicabr.org.br. Consultado em 3 de fevereiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Leonardo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.