Decodificador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um decodificador é um circuito combinacional que tem o papel inverso do inverso do codificador (eletrônica), isto é , converte um código binário de entrada (natural , BCD,...) de N bits de entrada em M linha de saída (em que N pode ser qualquer inteiro e M é um inteiro menor ou igual a 2N), de modo que cada linha de saída será ativada por uma única combinação das possíveis de entrada.

Em eletrônica digital, um decodificador pode ter a forma de um circuito lógico de múltiplas entradas e múltiplas saídas, que converte as entradas codificadas em saídas decodificadas, onde os códigos de entrada e saída são diferentes. Por exemplo, em decodificadores BCD n para 2n. As entradas devem estar habilitadas para o funcionamento do decodificador, caso contrário, suas saídas assumem um único código de saída "desabilitado". A decodificação é necessária em aplicações como multiplexação de dados, display de 7 segmentos e decodificação de endereços de memória.

O circuito decodificador do exemplo seria uma porta AND pois a saída de uma porta AND é "alta" (1) apenas quando todas as entradas são "altas". Tal saída é denominada como "saída ativa em alto". Se em vez de uma porta AND, uma porta NAND fosse conectada, a saída seria "baixa" (0) apenas quando todas as entradas fossem "altas". Tal saída é denominada "saída ativa em baixo"..

Exemplo: Um decodificador 2 para 4

Um decodificador um pouco mais complexo seria o decodificador binário do tipo n para 2n.

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.