Discussão:Alemanha Ocidental/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não há diferença entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha unificada atual a não ser o tamanho de seu território. Teoricamente, a República Federal Alemã não reconhecia a existência de uma outra Alemanha, portanto analisando a partir de sua constituição, o território da RDA era previsto, no entanto, não a sua organização e divisão política. A RDA foi, de fato, extinta e integrada à RFA, portanto a Alemanha Ocidental nunca deixou de existir, o que torna esse artigo extra inútil e político-historicamente incorreto. C010T3

O artigo tem correspondentes em outras 26 línguas, incluindo alemão e inglês. De 1949 a meados da década de 1990, a capital da RFA era Bonn, após a reunificação foi reconstruído o Reichstag para abrigar o novo parlamento em Berlim. Creio que novo parlamento é uma mudança e tanto. O impacto, e o mérito do artigo são indiscutíveis. --Filipe Mesquita correios 19:15, 15 Setembro 2006 (UTC)
Teoricamente, é possível fazer o artigo de bananas em português ser correspondente ao artigo de maçãs em alemão, entretanto você tem razão sobre o fato de existir o verbete em outras línguas, portanto, recuo da minha sugestão de fusão. Todavia, gostaria de destacar que o artigo em português se espelhava no artigo em inglês que está incorreto. Outros artigos, inclusive em alemão, levam em conta que o nome Alemanha Ocidental não era oficial e, por isso nunca pôde ser extinto como constava na tabela de dados, que, aliás, só se usa para artigos de países.
O prédio do Reichstag não foi reconstruído, pois ele nunca deixou de estar em pé. A volta do parlamento alemão para Berlim e para o prédio do Reichstag não é uma mudança e, sim, um retorno. Bonn foi eleita capital provisória da Alemanha, já que a RFA foi fundada com o intuito de englobar toda a Alemanha. A RDA que foi fundada para fazer antagonismo à RFA. Excluí a tabela de dados do país, pois não é de mérito dele fazer os leitores pensarem que "as duas Alemanhas" se fundiram, quando na verdade uma foi incorporada a outra. C010T3 00:50, 16 Setembro 2006 (UTC)
Reconstruído no sentido de "remodelado quase que completamente com nova cúpula com característica futurista". O que seria então reconstruir? De acordo com O Priberam reconstruir significa: construir de novo; reedificar; reconstituir; reorganizar; reformar. O termo não deixou de ser empregada corretamente. Falei de mudança porque a República Federal da Alemanha é uma Estado novo diferente da República de Hitler. Como a RFA foi criada com capital em Bonn, houve uma mudança para Berlim (que havia sido capital da Alemanha antes da II Guerra). Não entendi realmente porque apagaste a tabela. Dava caráter formal ao artigo e estava tão bonitinha! :( --Filipe Mesquita correios 02:36, 16 Setembro 2006 (UTC)

Acho que você não compreendeu o caráter provisório de Bonn. Aliás, é importante ressaltar que, inclusive, a constituição da alemã unificada atual não passa da mesma que sempre regeu a RFA, apesar de ela ter sido criada em caráter provisório, já que era previsto que se fizesse outra para uma Alemanha unificada. Isso, no entanto, não ocorreu. Alemanha Ocidental nunca passou de um termo inoficial, não podendo, assim, contar a tabela, já que ela além de dar um caráter formal ao artigo, transmitia isso também ao nome do país, criando a impressão que a Alemanha Ocidental tenha sido extinta. O país pode ter passado por várias mudanças, mas ele continua sendo o mesmo apesar do maior território. O Brasil também já mudou de capital e de prédio de parlamento e nem por isso deixou de ser o mesmo país. Além do mais, Bonn recebeu o título de cidade federal e manteve uma parte dos ministérios, sem contar que a maior parte dos servidores tem que ficar por lei em Bonn. C010T3 01:19, 17 Setembro 2006 (UTC)

Isto é o que se conveciona dizer "ser mais realista que o rei"! Até mesmo a Wikipédia em alemão tem um artigo sobre a Westdeutschland e outro para Deutschland e mesmo assim ainda se consegue rasgar um arrazoado enorme desses... Realmente interessante. Dantaddσυζήτηση 19:07, 30 Setembro 2006 (UTC)
Eu nunca discordei da existência do artigo, somente com o tipo de artigo presente abaixo do título. Se você lesse o que está escrito no artigo em alemão, talvez concordasse comigo. C010T3 20:38, 1 Outubro 2006 (UTC)

Eu entendo o que você quer dizer, mas propor a fusão não foi o melhor caminho para readaptar o conteúdo do artigo. Dantaddσυζήτηση 20:56, 1 Outubro 2006 (UTC)

Eu percebi isso depois, e, por isso, reverti a proposta. Estou alterando a infobox, então, já que você se apega tanto àquela coisa desinformativa... O que prova essa desinformação é a edição de Lijealso... Ele me justifica a mudança com um trecho que me dá razão... Que tristeza esse pessoal teimoso. MENSAGEM PARA TODOS: ALEMANHA OCIDENTAL NUNCA FOI DISSOLVIDA!!! A ALEMANHA OCIDENTAL É A ALEMANHA ATUAL. A ALEMANHA ORIENTAL FOI INTEGRADA, ANEXADA (OU COMO PREFERIREM) NA ALEMANHA OCIDENTAL!!! C010T3 21:38, 1 Outubro 2006 (UTC)

Perdão pelo lapso. Confusão entre east e west. LijeØAlso msg 21:46, 1 Outubro 2006 (UTC)

Não tem problema. Não é nada pessoal, mas eu é que eu já editei essa página inúmeras vezes sempre sobre o mesmo assunto. C010T3 21:52, 1 Outubro 2006 (UTC)

C010T3, posso pedir uma coisa? Vamos desarmar os espíritos e começar de novo? Peço somente que você evite julgamentos tão contundentes como "aquela coisa desinformativa" etc. Vamos expor nossas idéias de forma mais calma, tenho certeza que tudo ficará bem. Abraços, Dantaddσυζήτηση 22:50, 1 Outubro 2006 (UTC)

Tudo bem, Dantas. Vou tentar ser menos ríspido. Um abraço, C010T3 23:00, 1 Outubro 2006 (UTC)

Sobre a infobox[editar código-fonte]

A infobox não pressupõe que a "Alemanha Ocidental" seja um país "diferente" da atual Alemanha. A infobox é apenas o que ela é: uma infobox, caixa que traz informações. Retirá-la é menosprezar o trabalho quem a construiu com o intuito de resumir alguns pontos que formavam a Alemanha até sua reunificação: sua população, seu território etc. Em nenhum lugar se estabelece que infoboxes são feitas apenas para Estados nacionais ou ex-Estados nacionais. Posso fazer infobox para um bairro, como de fato já existem. Resumindo: uma infobox é apenas uma caixa que reúne resumidamente uma informação para rápida referência. Peço que ela não seja mais retirada. Dantaddσυζήτηση 21:00, 1 Outubro 2006 (UTC)