Discussão:António Variações

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 17 de março de 2012 de 79.169.23.191 no tópico VIH/SIDA

Removida cópia do site [1], inserida por anônimo. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 18:05, 14 Setembro 2005 (UTC)

ais uma, desta vez daqui. Paulo Juntas 12:01, 21 Setembro 2005 (UTC)

Agora foi removido conteúdo idêntico ao daqui.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 21:34, 29 Setembro 2005 (UTC)

VIH/SIDA[editar código-fonte]

Segundo uma notícia publicada no Jornal de Notícias de 19/6/2002, oficialmente a causa da morte foi broncopneumonia, mas todos estão convencidos que foi vítima do VIH/SIDA. De tal forma que alguns familiares não queriam que António Variações fosse enterrado no jazigo da família. Parece-me que deveria haver uma referência a este forte indício (que me parece mais correcto do que dizer que "morreu de broncopneumonia") no artigo. Portugalgay.pt 18:58, 7 Novembro 2005 (UTC)

Bom, pela parte que me toca, embora não tenha visto em lado nenhum que o Variações morreu de sida, é óbvio que também ouvi o "diz-se que" ou "supõe-se que" teria morrido em consequência dessa doença, não me importo que a esse facto seja feita referência. Paulo Juntas 19:32, 7 Novembro 2005 (UTC)

Na época que o António Variações morreu, a SIDA era ainda uma doença praticamente desconhecida em Portugal. Tinham surgido notícias de uma doença muito letal que atacava apenas homossexuais, tipo "castigo divino". E sobretudo não existiam ainda testes como existem hoje. A hipótese de que o António Variações morreu de SIDA surge assim como uma simples especulação e como resultado do preconceito gerado pelo modo de vida abertamente "escandoloso" que este levava. Quanto à familia não querer sepultar o António na sua campa, isso objectivamente não pode ter nada a ver com a SIDA (teria a familia medo que se contagiassem os outros cadáveres na campa?), mas sim com a rejeição da opção do António Variações de assumir a sua homossexualidade abertamente. No entanto por aquilo que se soube publicamente nessa altura é provavel que o António Variações tenha efectivamente morrido de SIDA e ele é efectivamente conhecido como o primeiro português a morrer de SIDA, mesmo que isto seja obviamente impossível de provar. Por outro lado não acredito que a família do António Variações estivesse toda de acordo naquilo que se relacionava com ele. Ele foi uma figura muito polémica e também dentro da famíia deve ter gerado desacordos. Digo isto para concluir que acho que se deviam evitar comentários deste tipo sobre a família dele, não só por respeito ao sofrimento gerado em alguns pela sua morte, mas sobretudo porque não são opiniões de alguém importante ou conhecido. Penso que o importante é focar-se na vida do António Variações e incluir um pequeno comentário acerca do escândalo gerado pela especulação gerada em torno da causa da sua morte, porque se crê que ele foi o primeiro português a morrer de SIDA. --Oolong 18:48, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Tecnicamente, ninguém morre de SIDA, mas sim das doenças "oportunistas". :)
Vou aproveitar alguma da info/fotos neste artigo para colocar no artigo em inglês. Já há muito tempo que gostava de acrescentar lá mais informação, mas falta-me o tempo... 79.169.23.191 (discussão) 01h32min de 17 de março de 2012 (UTC)Responder

Valor literário[editar código-fonte]

As letras das músicas que publicou em vida parecem-me com um valor literário bem melhor do que as que foram publicadas postumamente pelos Humanos. Talvez, por isso mesmo, é que ele nunca as lançou ... comentário não assinado de 85.245.80.211 (discussão • contrib) 2011-06-13T23:44:54 (UTC)