Discussão:Balneário Pré-Romano de Bracara

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não Não concordo com a fusão de artigos. As termas são diferentes, apesar de se localizar na mesma freguesia. Este balneário é anterior à ocupação romana (cultura castreja), já as Termas romanas de Maximinos foram construidas nos finais do século I (cultura romana). Possuem caracteristicas diferentes. Foram descobertos e catologados em alturas diferentes. Na realidade, tirando a localização e a sua utilidade, não existe aspectos em comum. --Snitrom 11:11, 18 Junho 2006 (UTC)

  • deve ter sido uma confusao de quem propos isso. Balneário pré-romano da Estação da CP não me parece um nome muito "normal". É mesmo assim que se chama? Não deveria ser Balneário Pré-romano de Maximinos?! Normalmente essas "coisas" castrejas levam o nome de freguesias.-Pedro 20:53, 20 Julho 2006 (UTC)
  • Realmente o nome não é muito comum! Na verdade nem sei se este é o nome oficial, mas toda a gente atribui-lhe aquele nome, desde políticos, arqueólogos, historiadores e a população em geral. Penso que o nome deve-se ao facto de se situar dentro dos terrenos da refer, e de pertencer à refer. Embora exista ali um edifício novo, os terrenos já pertencem aos caminhos de ferros desde a sua chegada a Braga (1875). O balneário está aberto ao público gratuitamente, está no piso inferior (no primeiro piso do parque subterrâneo).--Snitrom 22:44, 20 Julho 2006 (UTC)
  • Já descobri o nome oficial: "Balneário Pré-Romano de Bracara"--Snitrom 23:07, 20 Julho 2006 (UTC)
  • Não faço ideia de onde seja, é extremamente raro eu ir a Braga, mas claro que já visitei as termas romanas e o Bom Jesus! Esse nome é mais aceitável. Apesar de eu gostar do nome "Maximinos" - parece muito romano... --Pedro 23:12, 20 Julho 2006 (UTC)
  • A localização é muito simples se vieres de comboio, sais do comboio, desces as escadas rolantes da bilheteira e já está. De carro é mais complicado, depende por onde entras pela cidade, mas a melhor maneira é estacionares o carro num dos parques subterrâneos do centro da cidade, dirige-te à rua do Souto, e desce-a até ao fim, é sempre em frente, vais chegar ao largo da estação, entras no edifício vidrado castanho e desce as escadas rolantes. Maximinos era o nome de uma necrópole romana junta á muralha. Já agora a título de curiosidade Maximinos no tempo de Bracara Augusta fazia parte da cidade, com as invasões dos Muçulmanas a cidade foi destruída e reduzida a cinzas. Só no século XX é que a cidade torna a chegar a Maximinos. A cidade, em geral, só ultrapassa as dimensões de Bracara Augusta no final do século XIX! É curioso como as povoações evoluem ao longo do tempo!