Discussão:Baralho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que é baralho[editar código-fonte]

Baralho é o nome dado a qualquer conjunto de cartas, que podem ser de diferentes tipos ou origens. As cartas podem ser usadas em jogos, que podem ser de um único baralho ou cada jogador entra com o seu.

O artigo atual se refere ao baralho tradicional, aquele que tem ouros, espadas, copas, que pode ser usado para jogar inúmeros jogos como pôquer, truco, buraco. Há vários tipos de baralhos diferentes, eles não tem esses naipes, são sistemas completamente diferentes.

Alguns exemplos de jogos que usam cartas diferentes são Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, Magic: The Gathering e Pokémon (TCG) (que são Jogos de cartas colecionáveis) e vários outros como Munchkin. Além disso, há cartas de Taro.

O objetivo da movimentação é separar o termo geral, baralho, do tipo de baralho mais comum, o clássico. ---- Master msg 23h24min de 6 de Março de 2008 (UTC)

O dicionário Houaiss considera "baralho" tanto qualquer conjunto de cartas de jogo quanto o conjunto tradicional, de 52 cartas e 4 naipes. Isto e a frequência do uso do mesmo termo para se referir ao que você chamou de "baralho clássico" já me parecem argumentos relevantes o suficiente para que o artigo permaneça como Baralho. Estes outros conjuntos de cartas podem muito bem ser adicionados a este mesmo artigo, se relevantes; a seção "Tipos", por exemplo, já fala do assunto, e o "Ver também" aponta para alguns destes outros baralhos. RafaAzevedo msg 23h50min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Deveríamos usar o conceito de baralho que é o que eu falei, porque baralho é genérico. Acho melhor adicionar uma minidesambiguação no artigo. ---- Master msg 03h08min de 16 de Março de 2008 (UTC)

Ronald Decker trás informações sobre as associações entre cada naipe e as divisões sociais francesas, associações estas elaboradas pelo padre francês Claude-François Ménestrier (1704).