Discussão:Bitola

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma dúvida sobre a variedade de medidas para a bitola é: no que influi esta diferença? Velocidade capacidade? Porque não é ou foi adotado um padrão? o comentário precedente não foi assinado por 200.170.105.75 (discussão • contrib.) J.P.Chagas msg 18h32min de 7 de Abril de 2008 (UTC)

Resposta: Por questões históricas, Portugal e França por exemplo adoptaram a bitola de 1668mm como estratégia de defesa para dificultar possiveis invasões.

Já a bitola internacional (a primeira bitola do mundo desenvolvida pelos Ingleses onde nasceu o comboio) consta que foi definida pelas dimensões de uma carroça com dois cavalos lado a lado (vale o que vale!)

Em toda a Europa as novas lineas de alta velocidade ou velocidade alta (350km ou 250Km) já têm bitola internacional (1435mm). Hoje em dia em Portugal e Espanha está-se a instalar linhas com travessas "polivalentes" ou "bi-bitola" em que cada travessa permite assentar 3 carris.

Esta solução permite 2 opções:

a) Construir uma linha em bitola ibérica e mais tarde alterar para bitola internacional (trocando um dos carris de posição) como já existe no troço Casa-Branca - Évora dentro da futura linha de mercadorias Sines-Madrid.

b) Construir linhas com 3 Carris e duas bitolas simultaneas, este sistema é complexo mas está a ser instalado junto ao Porto de Barcelona, o que permite a circulação de comboios sub-urbanos com bitola ibérica e de comboios de mercadorias com bitola internacional. o comentário precedente não foi assinado por Diogoplima (discussão • contrib.) J.P.Chagas msg 18h32min de 7 de Abril de 2008 (UTC)