Discussão:Casa de Bourbon-Bragança

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acredito que esse artigo deve sofrer uma profunda revisão. Não o farei neste momento, pois evolve questões que abarcam, no meu entender, toda a Wikipédia lusófona! Há um série grupo de pessoas que defendem até a morte a existência da Casa de Bragança-Saxe-Coburgo-Gota! Então, até que a Wikipédia chegue a um consenso sobre isso, é difícil fazer alterações em artigos dessa importância que alguém irá depois de fazer. O que posso, nesse momento, é exortar a decisão sobre esse assunto a fim de que não coloquem informações conflitantes como a existentes, na minha opinião, nesse artigo. Penso que a casa nobre deriva de um título/posição concedido a uma família! Um rei, casa real, um duque, casa ducal (desde que haja uma soberania), pois não pode haver casa de tudo que é título! Assim, uma Casa Principesca existe quando o príncipe é soberano de um principado!

Não tem como,acredito, dizer que toda vez que um príncipe de um país casa com a princesa (e vice-versa) de outro país há o surgimento de uma Casa!

O que houve, no caso de presente artigo é que uma princesa de uma casa casou com o de outra. No caso a princesa portuguesa tornou-se infanta espanhola e seus filhos infantes espanhóis! Não hou surgimento de outra casa, mas apenas uma continuação da casa espanhola de Bourbon. O fato de alguém ter o sobrenome de uma outra casa não muda o nome da casa. Pedro I, por exemplo, é filho de um Bragança com uma Bourbon e ninguém fala que o nome da casa imperial brasileira mudou para Bragança-Bourbon. Pedro I casou-se com uma integrante da casa de Habsburgo e ninguém fala que a Casa é Bragança-Habsburgo.

Peço que haja uma decisão sobre essas questões de defesas apaixonadas de opinião, para que haja a uniformidade de certos aspectos dos artigos sobre a família Bragança.