Discussão:Castrismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O trecho:

O castrismo como vertente ideológica deve ser compreendido sempre no contexto da presença muito próxima da maior potência capitalista e imperialista do mundo, os EUA, e do bloqueio econômico externo imposto por esse país.

Não há prova prática ou teórica de que não haveria repressão às dissidências políticas (entre outras características comuns ao castrismo) caso não houvesse bloqueio econômico. --マルク・セナ 04:02, 3 Abril 2006 (UTC)


Discordo de que seja parcial

"Não há prova prática ou teórica de que não haveria repressão às dissidências políticas (entre outras características comuns ao castrismo) caso não houvesse bloqueio econômico. --[Usuário:Marc Sena|マルク・セナ] 04:02, 3 Abril 2006 (UTC)"

Hum... tá... pode ser... mas olha só... eu não sou "castrista", mas não acho que deve ser ignorado que um bloqueio econômico é extremamente influente na vida econômica (por isto, também política e social) de qualquer país. E o fato de a correlação de forças se dar entre a maior potência econômica e bélica do mundo e uma ilha da América Central não é qualquer coisa que pode ser tratada de forma indiferente como se fossem duas unidades da mesma ordem, porque não são e existe uma tensão dilética muito forte que modifica sim, um ao outro, mas sempre dadas as proporções da correlação de forças, os elementos envolvidos nessa tensão.

E não considero que seja parcialidade alertar isso ao leitor. É como dizer que é parcialidade alertar que qualquer teoria ou prática marxista deve ser sempre compreendida no contexto da hegemonia mundial do sistema capitalista.

Acho que realmente não é parcialidade. Talvez seja até redundância. --Joaopedro.ams 02:50, 9 Maio 2006 (UTC)


Muito parcial

O castrismo como vertente ideológica deve ser compreendido sempre no contexto da presença muito próxima da maior potência capitalista e imperialista do mundo, os EUA, e do bloqueio econômico externo imposto por esse país.

Uma discussão do Bloqueio Econômico e seus reais efeitos (dado que Cuba pode comercializar com vários outros países do mundo e de fato o faz - mesmo com o EUA) tornaria o artigo menos parcial.

Referir-se aos EUA com o epíteto de imperialista também não ajuda o artigo a ser imparcial.

--Andrearag (discussão) 14h23min de 17 de Março de 2008 (UTC)