Discussão:Ciúme

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foto retirada e restabelecida[editar código-fonte]

Antes de retirar uma imagem, seria bom que as razões fossem expostas e discutidas aqui em discussão. --Luferom 22:22, 20 Novembro 2006 (UTC)

Diferença básica e fundamental entre ciúmes e inveja:[editar código-fonte]

O ciúmes aparece em situações entre três pessoas, a inveja entre dua pessoas, é muito comum a confusão desses termos, inclusive na língua inglesa, e, é possível ter os dois sentimentos concomitantemete, mas são diferentes. Autor: Psicólogo professor Claudio Bacellar Cazão.

O ciúme não é característico da timidez; há uma impropriedade na argumentação, pois pessoas extrovertidas também podem ser ciumentas. O ciúme é a base da distorção de um sentimento entre uma pessoa acometida pelo ciúme e o alvo do ciúme (objeto do amor ou de posse); está mais ligado mais a ideia de posse que o ciumento tem sobre a pessoa alvejada, objeto de sua compulsão; chega mais a ser um transtorno obssessivo-compulsivo, sendo inadequado considerá-lo uma paranoia porque não é a desconfiança a base do seu eixo mas o medo de perda do objeto desejado.

Concordo com o colega, o texto distorce os conceitos de ciumes, inveja e timidez, tratando levianamente do tema. O ciúmes não representa uma entidade diagnóstica em si, ele pode ser sintomas de outras patologias, como bem o colega lembrou, um transtorno obsessivo do pensamento, ou ainda transtornos delirantes, no qual o conteúdo de ciumes é a base do delírio.