Discussão:Cisco IOS

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A respeito do parágrafo que diz:

“O tipo mainline é projetado para ser a versão mais estável que a empresa pode oferecer, e seu conjunto de recursos não se expande durante a sua vida. Atualizações são liberadas apenas para resolver bugs no produto. O tipo T anterior se torna a fonte para o tipo mainline - por exemplo, o tipo 12.1T se torna a base para a mainline 12.2. Portanto, para determinar os recursos disponíveis em uma release mainline particular, olhe para a release do tipo T anterior.”

Por diversas vezes já tive a impressão de que alguns produtos possuem mais de uma versão com o simples propósito de justificar uma diferenciação no preço praticado para cada uma delas. Muitas vezes o preço atribuído à versão mais barata nem é tão baixo assim, mas se não fosse esse, o preço da versão mais cara não se justificaria.

No momento, o único exemplo que posso apresentar para ilustrar a afirmativa é o dos diversos “pacotes” de tv a cabo: - o pacote “E” oferece “x” canais por um preço “X”. - o pacote “A” oferece “y” canais por um preço “X+y”.

O preço do pacote “A” é alto, mas isto faz o preço do pacote “E” parecer baixo; A justificativa para o preço alto do pacote “A” é a “qualidade”. A “qualidade” do pacote “A” está na quantidade de canais que oferece a mais. Os canais a mais que o pacote “A” oferece, muitas vezes, têm uma programação de péssima qualidade. A péssima qualidade da programação do pacote “A” acaba fazendo dele um produto tão ruim quanto o pacote “E” ou quase, pelo qual o consumidor paga um preço bem mais elevado.

Como já dito o exemplo dado foi o único em mente, no momento. Posteriormente posso acrescentar outros exemplos que melhorem a comparação.

Voltando ao parágrafo citado no início, o seu primeiro trecho diz: “O tipo mainline é projetado para ser a versão mais estável que a empresa pode oferecer (...)”

(…) é projetado para ser a versão mais estável (...)?

Como assim? Então, as outras versões não são projetadas para serem estáveis? Ou será que a estabilidade varia de acordo com a versão. Logicamente a versão mais estável deve custar mais que a menos estável. Ora, se a empresa pode oferecer a estabilidade do mainline, porque ofereceu as outras estabilidades? Fico imaginando o vendedor da CISCO apresentando o produto para o cliente. Acho que diria mais ou menos assim:

“Produzimos uma vasta variedade de versões, cada uma com uma estabilidade diferente, sendo que a mais estável é versão mainline. O senhor deve comprar alguns exemplares de cada versão, afinal, vai que o seu cliente não possa pagar pela versão “A”; terá a opção das diversas versões, indo até à versão “Z”. Ele vai sofrer um pouquinho mais ou um pouquinho menos com a estabilidade, conforme a versão que escolher e, logo, logo estará motivado a comprar a versão “A”. Assim teremos vendido, para um mesmo cliente, dois produtos. Uma jogada de marketing!”