Discussão:Copa do Brasil de Futebol/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Editei aquilo que dizia que em 1994 o Ceará foi roubado. Sou gremista, fui no jogo final e não lembro de roubo algum. Lembro que naquele ano o Internacional foi eliminado pelo mesmo Ceará com um erro grotesco do juiz. Não é finalidade da Wikipedia dizer se um time foi roubado ou não. Até porque muitas vezes o Grêmio foi roubado (contra o Palmeiras, em 1996 por exemplo) e ninguém colocou no artigo ou insinuou se é por ser gaúcho. Por isso, menos, bem menos… -- 22h07min de 26 de Setembro de 2006 Lucasjacobus

Lembrando que a final de 92 entre Inter e Fluminense foi roubada também… O juiz deu um penalti nos últimos minutos do jogo para o inter ser campeão. Penalti que só ele viu. O primeiro jogo foi 2 x 1 para o Fluminense nas Laranjeiras e o segundo 1 x 0 Inter no Beira-Rio. -- 05h23min de 10 de Março de 2007 Mantovani RS

MOLDES DA COMPETIÇÃO[editar código-fonte]

Editei o primeiro parágrafo onde dizia que a Copa do Brasil tem os mesmos moldes das outras competições ali citadas. Não são exatamente os mesmos, pelo menos nos critérios de aceitação das equipes que competem todo ano. A Copa da Inglaterra, por exemplo, aceita todos os times filiados à federação inglesa, tanto que todo ano tem mais de 600 times competindo. No Brasil, o critério é um tanto obscuro…

Sobre dizer se um time foi ou não roubado, acho que não cabe aqui na Wikipédia mesmo, concordo com o comentário acima. Dá pra dizer sobre polêmicas em arbitragens, mas só quando tem algum embasamento (imprensa, por exemplo.. opinião pessoal de torcedor não vale), e mesmo assim, mencionando a polêmica, e não tomando posição em relação ao lance.

--14h01min de 11 de Maio de 2007 189.26.17.144

Todo este artigo sobre a Copa do Brasil tem o defeito de não ser histórico, ou de simplificar demais a história da competição. Isso se aplica ao número de participantes, aos critérios de participação e principalmente aos critérios de desempate. Nos seus 20 anos de existência, a Copa do Brasil teve mudanças bastante significativas nesses e noutros aspectos, mas o artigo tende a tomar como gerais (ou seja, como aplicáveis às 20 edições) dados que dizem respeito apenas à edição atual, ou às 3 ou 4 edições mais recentes. Enquanto alguém não se dispuser a fazer este (árduo) trabalho de historicização do artigo, me parece óbvio que ele deve ficar, ao menos, o mais atualizado possível. Por exemplo: o IP 201.26.162.83 está insistindo em que o critério de desempate dos gols marcados fora de casa não vale para a fase final (antes ele havia escrito que só valia para as duas primeiras fases). Ele teria razão, se explicasse a que edições da Copa do Brasil ele está se referindo. Mas está errado em relação à edição atual. É só conferir o regulamento da Copa do Brasil 2008 no sítio da CBF, especialmente o Artigo 20 e seus parágrafos. Desta vez, o critério dos gols fora vale em todas as fases, inclusive na final (a não ser quando os dois jogos forem disputados no mesmo estádio). Por isso, vou reverter a edição feita (certamente com boa intenção) pelo IP 201.26.162.83. Gjpab (discussão) 03h22min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

por Magliano (discussão • contrib.) 09h29min de 21 de Novembro de 2008


Inclusão dos dados ref. a Participação de Clubes na Copa do Brasil[editar código-fonte]

Inclui o Anexo:Participações de Clubes na Copa do Brasil (Magliano (discussão) 13h05min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC))

A inclusão foi revertida em função do anexo ter sido excluído por votação! (Magliano (discussão) 17h54min de 22 de Dezembro de 2008 (UTC))

Curiosidades[editar código-fonte]

Garavello, não concordo com a tua justificativa para retirar a informação de que o Sport Recife foi o primeiro clube do nordeste a conquistar a Copa do Brasil. Em princípio, toda "curiosidade" pode ser considerada inútil. Mas o universo do futebol (e dos esportes em geral) está cheio de dados assim, e as páginas da Wikipédia também. Por exemplo: "Essa foi a segunda vez que dois clubes cariocas decidiram o Brasileiro" (Campeonato Brasileiro de Futebol de 1992), "somente duas equipes de cidades que não são capitais de estado conquistaram o título" (Campeonato Brasileiro de Futebol), e olha que eu não procurei muito. Pra mim, pessoalmente, o fato de um clube do nordeste ser campeão de uma competição nacional é sim um dado significativo. E, já que existe a controvertida seção de "curiosidades", não há por que eliminá-lo. Inúteis, pra mim, são essas bandeirinhas estaduais que só atrapalham o carregamento das tabelas das páginas de futebol. Abraço. Gjpab (discussão) 17h06min de 21 de abril de 2009 (UTC)

Bom em primeiro lugar, a seção de "Curiosidades" deve ser sempre evitada o máximo possível. Isso é recomendação da Wikipedia. Não é pq existe que não pode ser mudada. Ao contrário, o quanto for possível incorporar ao texto, melhor. Isso vale pra qq artigo, não apenas este.
Em segundo lugar, como eu justifiquei, é parcial que exista isso pro Nordeste mas não exista uma curiosidade do tipo "1º time do sudeste a ganhar a Copa do Brasil".
Terceiro, esse tipo de curiosidade abre margens pra ouras tão inúteis quanto, como "1º time de Santa Catarina a ganhar a Copa do Brasil", "1º time que não é tem sede na Capital a ganhar a Copa do Brasil" e assim vai.
Quarto, esse tipo de curiosidade é mais adequada ao verbete do clube em si (no caso, o Sport) do que ao torneio. Pro torneio em si, quando muito poderia se listar o primeiro campeão e o(s) times(s) como mais títulos (e participações). mas não ficar listando "1º time da Bahia a ser campeão", "1º time do Centro Oeste a ser campeão"…
E por último as curiosidades q vc citou acima (e muitas outras que provavelmente existem em verbetes de torneios de futebol) tbém a meu ver são inúteis e devem ser removidas. Não é pq existem erros em outras páginas q se justificam erros nesta. Vou dar uma geral nas curiosidades, já tem umas 3 ou 4 ali que podem serem facilmente incorporadas às seções já existentes. Garavello (discussão) 17h28min de 21 de abril de 2009 (UTC)

Histórico[editar código-fonte]

Sobre o trecho

"A emissora de Sílvio Santos fez com que a CBF aumentasse o número de vagas, convidando alguns clubes grandes que não estariam classificados para disputar o torneio, o que aumentou o apelo mercadológico da competição, e a transformou no segundo troféu mais cobiçado do calendário futebolístico brasileiro."

Me parece propaganda em prol da emissora. A questão é dependente de opinião, pois a existência de uma competição nacional mais importante que a Copa do Brasil e menos importante que o Campeonato Brasileiro (ou mais importante que ambas) entre 1987 e 1994 é bastante discutível. Não há nenhuma citação de fontes, também. Sugiro retirar o parágrafo como um todo, ou pelo menos este trecho. Feito isto, poderia ser informado qual emissora transmitia a competição anteriormente, e quais emissoras a transmitem nos dias de hoje. Lembro que a CNT, do Paraná, transmitiu algumas edições para, pelo menos, Paraná e Santa Catarina, até 1993. Claramente, a competição tinha apelo nestes dois estados.

A minha visão sobre o assunto é que a competição sempre foi a segunda mais importante (e cobiçada) do futebol brasileiro, mas tinha um formato, supostamente, rígido, com somente os campeões (e alguns vices) de cada estado disputando. Isto era seguidamente desrespeitado pela CBF, que convidava alguns clubes de maior expressão, de modo arbitrário, para disputar uma fase preliminar. Alterações no regulamento, para incluir como critério de classificação o, na época, recente ranking de clubes da CBF, serviram para que os clubes tradicionais nao mais precisassem ser convidados quando não se classificassem para a competição por meio do torneio estadual. Convém deixar claro que isto foi antes de novas alterações no regulamento, ocorridas em 2003, excluindo da competição os clubes classificados para a Taça Libertadores da América. --Jorge_A_V_Alves (discussão) 15h20min de 8 de junho de 2009 (UTC)

Parágrafo removido[editar código-fonte]

Pelos motivos explicados acima sobre o parágrafo

"Em seus primeiros anos, a Copa do Brasil não despertava o interesse da grandes emissoras de televisão até o SBT comprar os direitos de transmissão do torneio de 1995. Antes, o torneio era disputado apenas pelos campeões estaduais, além dos vices de nove estados selecionados por terem as maiores médias de público no ano anterior. A emissora de Sílvio Santos fez com que a CBF aumentasse o número de vagas, convidando alguns clubes grandes que não estariam classificados para disputar o torneio, o que aumentou o apelo mercadológico da competição, e a transformou no segundo troféu mais cobiçado do calendário futebolístico brasileiro."

eu o removi da introdução. Tal trecho é remanescente da época em que se incluíam seções de curiosidades. Particularmente, foi incluso no texto nesta versão: [1]. Optei por retirar todo o parágrafo ao invés de editar conforme sugestão anterior por não conhecer todas as emissoras que detiveram direitos de transmissão do torneio, e o trecho permaneceria parcial sem tal informação.--Jorge_A_V_Alves (discussão) 15h00min de 12 de junho de 2009 (UTC)

Primeiras edições[editar código-fonte]

Não é verdade que desde 1989 a Copa do Brasil é classificatória para a Libertadores. Até 1993 (?) alguns clubes escalavam equipes reservas, pois a competição não tinha atrativo algum. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.81.95.185 (discussão • contrib.)

Então é só apresentar fontes e fazer a modificação. Boa noite. Mateus RM msg 23h23min de 6 de abril de 2010 (UTC)

Vai ser difícil encontrar essas fontes. O Grêmio disputou a [http://www.rsssf.com/sacups/copa90.html Libertadores de 1990] (e ficou em último lugar no seu grupo) por ter vencido a [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/cbr1989.htm Copa do Brasil de 1989] ou por ter ficado em 11º lugar no [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1989.htm Campeonato Brasileiro de 1989]? O Flamengo disputou a [http://www.rsssf.com/sacups/copa91.html Libertadores de 1991] (e chegou às quartas de final) por ter vencido a [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/cbr1990.htm Copa do Brasil de 1990] ou por ter ficado em 11º lugar no [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1990.htm Campeonato Brasileiro de 1990]? O Criciúma disputou a [http://www.rsssf.com/sacups/copa92.html Libertadores de 1992] (e chegou às quartas de final) por ter vencido a [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/cbr1991.htm Copa do Brasil de 1991] ou por ter ficado em 35º no [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1991l2.htm Campeonato da Série B de 1991]? É verdade que muitos clubes não davam importância para as primeiras edições da Copa do Brasil. Até por isso, desde o seu início, ela sempre foi um "atalho" para a Libertadores. Abraços. Gjpab (discussão) 02h13min de 7 de abril de 2010 (UTC)

Classificação por pontos conquistados[editar código-fonte]

Ao meu ver seria relevante acrescentar a tabela o numero de participações de cada time, para tornar evidente o aproveitamento de cada time, visto que uns têm mais participações que outros. CidCN (discussão) 03h15min de 6 de maio de 2010 (UTC)

Terceiro e quarto colocados 2011[editar código-fonte]

Está havendo um problema quanto ao terceiro e quarto colocados da edição 2011. Como as semifinais foram Vasco x Avaí e Coritiba x Ceará. O Avaí fica na terceira posição já que o Vasco foi o campeão. Para sanar dúvidas basta ver as edições anteriores. Zeca Brito (discussão) 21h43min de 13 de junho de 2011 (UTC)

Na verdade, Zeca, esta coluna da tabela está toda construída de forma arbitrária. Numa competição como a Copa do Brasil, totalmente disputada em sistema eliminatório simples, não existe nem terceiro nem quarto lugar: existem dois semifinalistas, que deveriam ser listados em ordem alfabética. A não ser, claro, que você me mostre o regulamento da Copa do Brasil definindo o critério para apontar o terceiro lugar. Abraço. Gjpab (discussão) 17h53min de 14 de junho de 2011 (UTC)

Se está colocada de forma arbitrária tudo bem. Pensei que houvesse um consenso quanto a isso, o terceiro colocado seria sempre aquele que jogasse com o campeão, pois em outras edições é o que acontece.

Abraços

Zeca Brito (discussão) 02h52min de 16 de junho de 2011 (UTC)

Invictos eliminados[editar código-fonte]

O IP 187.40.102.159 colocou na seção de "curiosidades" que o Vasco "é a única equipe na edição da Copa do Brasil 2009 que foi desclassificado invicto." Não é verdade. Devido ao caráter eliminatório da Copa do Brasil, é muito comum um clube ser eliminado num confronto de dois empates, sendo a decisão pelo saldo qualificado ou por pênaltis. Só na edição de 2009, foram eliminados invictos ASA, Bahia, Campinense, Ceará, Goiás e Portuguesa, além do Vasco. Portanto, vou reverter. Abraços. Gjpab (discussão) 12h44min de 13 de setembro de 2011 (UTC)

Bandeiras Estaduais ou Escudos dos Clubes[editar código-fonte]

Entendo que seria mais descritivo se os clubes fossem identificados pelos seus escudos, e não pelas bandeiras dos estados. Até porque as rivalidades são muito mais fortes entre times do mesmo estado, como Vasco e Flamengo, ou Corínthians e São Paulo. Também não vejo motivo para haver um ranking de pontuação para a Copa do Brasil, uma vez que ela não é disputada em termos de pontos, e sim em esquema eliminatório ("mata-mata"). Um time pode ter uma campanha vitoriosa apenas com empates, enquanto outro pode ser eliminado prematuramente com uma vitória seguida de derrota por diferença maior (ou, nas últimas edições, tendo menor número de gols marcados sem mando de campo). Também é importante frizar, no ranking de participações, que a partir de uma certa data, os clubes classificados para a Libertadores não disputavam mais a Copa do Brasil, assim clubes como o SPFC, que foi campeão da Libertadores várias vezes, acaba tendo poucas participaçoes na Copa do Brasil. Zekkerj (discussão) 15h40min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Tem toda razão, Zekkerj. Mas os escudos dos clubes não podem ser usados por causa dos direitos autorais (ou talvez por uma visão muito particular que a Wikipédia lusófona tem da questão dos direitos autorais). E as bandeirinhas dos estados, que mais confundem do que informam, estão aí porque o pessoal adora brincar de colar figurinha. Já tentei discutir isso antes e não fui levado a sério, então desisti. Quanto às informações que faltam (ou que não estão devidamente destacadas) sobre critérios de participação e ranking de pontuação da Copa do Brasil, faça as alterações que eu te apoio. Um abraço. Gjpab (discussão) 16h58min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Zekkerj, o uso de imagens com direitos autorais (os escudos dos clubes, por exemplo) é restrito aos artigos em que eles são essenciais ou muito importantes. No caso, os próprios artigos dos clubes, logo, pela Política de Isenção da Doutrina (PID), elas não podem ser utilizadas aqui. Quanto a seção "Classificação por pontos conquistados", na minha visão é pesquisa inédita e não possui fonte, logo já removi. Além de não ter o menor sentido, como você escreveu. Abraços Mwaldeck msg 00h53min de 22 de setembro de 2011 (UTC)

Pessoal é melhor a iniciais dos estados ou da Federações?[editar código-fonte]

Pessoal percebi que na Seção Classificação > Participantes do Artigo tem as iniciais das federações, vou usar como exemplo: SP, em vez de SP está FPF, não era melhor SP (FPF) ou São Paulo (FPF)?, até porque na tabela tem Estado e não Federação, se for manter como está pelo menos era melhor apagar estado e colocar federação. lembrando que e só uma sugestão. Lázaro (discussão) 11h56min de 21 de janeiro de 2013 (UTC)

Ranking da Copa do Brasil.[editar código-fonte]

Elaborei o ranking da Copa do Brasil por pontos atualizado até 2019. Curiosidade, 346 equipes já participaram da Copa do Brasil até 2019.

Pos Clube Estado Pontos Part. 1º Flamengo RJ 346 24 2º Grêmio RS 326 26 3º Vasco RJ 322 28 4º Palmeiras SP 287 24 5º Cruzeiro MG 283 23 6º Corinthians SP 266 24 7º Atlético MG 262 30 8º Fluminense RJ 259 25 9º Internacional RS 241 25 10º Santos SP 233 19 11º Vitória BA 233 30 12º Botafogo RJ 226 26 13º Goiás GO 219 27 14º São Paulo SP 210 19 15º Bahia BA 205 28 16º Coritiba PR 197 25 17º Athlético PR 196 23 18º Sport PE 175 25 19º Ceará CE 165 24 20º Náutico PE 146 24 21º Fortaleza CE 127 22 22º Santa Cruz PE 127 25 23º Paraná PR 121 22 24º Criciúma SC 120 19 25º Remo PA 119 28 26º Ponte Preta SP 116 16 27º Figueirense SC 114 18 28º Juventude RS 110 18 29º Portuguesa SP 102 17 30º Paysandu PA 102 22 31º ABC RN 94 20 32º Guarani SP 87 19 33º Brasiliense DF 84 13 34º Avaí SC 84 14 35º América RN 77 23 36º Atlético GO 75 13 37º América MG 74 21 38º Sampaio Corrêa MA 62 24 39º Vila Nova GO 58 15 40º Londrina PR 53 12 41º Nacional AM 52 19 42º Chapecoense SC 51 9 43º ASA AL 51 15 44º Rio Branco AC 47 21 45º Ipatinga MG 43 6 46º Bragantino SP 39 8 47º CRB AL 38 15 48º Treze PB 37 13 49º Botafogo PB 37 16 50º CSA AL 36 17 51º Gama DF 34 13 52º Joinville SC 33 10 53º Luverdense MT 32 7 54º Caxias RS 32 12 55º São Caetano SP 31 6 56º 15 de Novembro RS 30 2 57º São Raimundo AM 30 8 58º Confiança SE 30 13 59º Santo André SP 29 6 60º Cuiabá MT 29 10 61º Americano RJ 28 9 62º Sergipe SE 24 17 63º Ituano SP 23 3 64º Paulista SP 22 3 65º Flamengo PI 21 10 66º Tupi MG 20 6 67º Mixto MT 20 8 68º Volta Redonda RJ 19 5 69º Novo Hamburgo RS 18 3 70º CENE MS 18 9 71º Moto Club MA 18 12 72º Cianorte PR 17 3 73º Baraúnas RN 16 3 74º Salgueiro PE 16 5 75º Ríver PI 16 12 76º Aparecidense GO 15 3 77º Icasa CE 15 4 78º Comercial MS 15 9 79º Santa Rita AL 14 1 80º Corinthians AL 14 5 81º Linhares ES 14 5 82º Ferroviário CE 14 6 83º Ypiranga AP 14 7 84º Horizonte CE 13 3 85º URT MG 13 5 86º Villa Nova MG 13 6 87º Gurupi TO 13 7 88º Maranhão MA 13 8 89º CRAC GO 12 2 90º Independência AC 11 3 91º Boa Esporte MG 11 5 92º Ypiranga RS 11 5 93º Potiguar(Mossoró) RN 11 5 94º Caldense MG 11 6 95º Palmas TO 11 6 96º Despotiva ES 11 9 97º Ji-Paraná RO 11 9 98º Corinthians PR 10 1 99º Águia de Marabá PA 10 3 100º Democrata GV MG 10 3 101º Murici AL 10 5 102º Bragantino PA 9 1 103º Uberaba MG 9 2 104º Ferroviária SP 9 3 105º Juventude MT 9 3 106º Brusque SC 9 5 107º Fast Clube AM 9 7 108º Ulbra RO 8 2 109º Oeste SP 8 3 110º América RJ 8 3 111º Noroeste SP 8 3 112º São José AP 8 4 113º São José RS 8 4 114º Boavista RJ 8 6 115º Grêmio Prudente SP 7 1 116º São Gabriel RS 7 1 117º Operário PR 7 2 118º Altos PI 7 3 119º Central PE 7 3 120º Botafogo SP 7 3 121º Iraty PR 7 3 122º Kaburé TO 7 3 123º Real Noroeste ES 7 3 124º Resende RJ 7 3 125º Bangu RJ 7 4 126º Taguatinga DF 7 4 127º Sinop MT 7 5 128º Ceilândia DF 7 5 129º Independente PA 7 5 130º Baré RR 7 5 131º Coruripe AL 7 6 132º Betim MG 6 1 133º Juventus SP 6 1 134º Mineiros GO 6 1 135º São Bernardo SP 6 2 136º Juventus AC 6 3 137º Rio Negro AM 6 6 138º Operário MT 6 8 139º Tiradentes DF 5 1 140º Dom Bosco MT 5 2 141º Goiânia GO 5 2 142º Paranavaí PR 5 2 143º Tombense MG 5 3 144º Naviraiense MS 5 4 145º Madureira RJ 5 5 146º Operário MS 5 10 147º Audax SP 4 1 148º Foz do Iguaçu PR 4 1 149º Arapongas PR 4 1 150º Camaçari BA 4 1 151º Capivariano SP 4 1 152º CFA AM 4 1 153º Guaratinguetá SP 4 1 154º Maringá PR 4 1 155º Rio Branco PR 4 1 156º Friburguense RJ 4 2 157º Tubarão SC 4 2 158º Corumbaense MS 4 2 159º Galvez AC 4 2 160º Coríntians RN 4 2 161º Grêmio Barueri SP 4 2 162º Lagartense SE 4 2 163º Penarol AM 4 2 164º Tocantinópolis TO 4 2 165º Veranópolis RS 4 2 166º Juazeirense BA 4 2 167º Estrela do Norte ES 4 3 168º Lajeadense RS 4 3 169º Ulbra RS 4 3 170º Princesa AM 4 4 171º Barras PI 4 4 172º Trem AP 4 4 173º Tuna Luso PA 4 4 174º Imperatriz MA 4 4 175º União Rondonópolis MT 4 5 176º 4 de Julho PI 4 5 177º Vitória da Conquista BA 4 5 178º Serra ES 4 6 179º Parnahyba PI 4 6 180º Roraima RR 4 8 181º Itabaiana SE 4 10 182º PSTC PR 3 1 183º Sete de Dourados MS 3 1 184º São Francisco PA 3 1 185º Fluminense de Feira BA 3 1 186º Inter de Limeira SP 3 1 187º Santa Cruz de Natal RN 3 1 188º Avenida RS 3 1 189º Atlético CE 3 1 190º Ananideua PA 3 1 191º Aquidauanense MS 3 1 192º Araguainense TO 3 1 193º Atlético Sorocaba SP 3 1 194º Blumenau SC 3 1 195º Catuense BA 3 1 196º Cori-Sabbá PI 3 1 197º Esportivo RS 3 1 198º Gênus RO 3 1 199º Inter de Lajes SC 3 1 200º Jacuipense BA 3 1 201º Jaguaré ES 3 1 202º Malutrom PR 3 1 203º Prudentópolis PR 3 1 204º São Gonçalo RN 3 1 205º União Barbarense SP 3 1 206º Vilavelhense ES 3 1 207º Votoraty SP 3 1 208º Uberlândia MG 3 2 209º Amapá AP 3 2 210º Bahia de Feira BA 3 2 211º Goianésia GO 3 2 212º River Plate PI 3 2 213º São Mateus ES 3 2 214º União Bandeirantes PR 3 2 215º Vasco AC 3 2 216º Guarani de Juazeiro CE 3 3 217º São Raimundo PA 3 3 218º Vitória ES 3 3 219º Rio Branco ES 3 5 220º São Domingos SE 3 5 221º Ariquemes RO 2 1 222º Linense SP 2 1 223º Misto MS 2 1 224º Parnaíba PI 2 1 225º Portuguesa Santista SP 2 1 226º União MT 2 1 227º Manaus AM 2 2 228º Sobradinho DF 2 2 229º Alegrense ES 2 2 230º Atlético PB 2 2 231º Cabofriense RJ 2 2 232º Ituiutaba MG 2 2 233º J.Malucelli PR 2 2 234º Sorriso MT 2 2 235º União Cacoalense RO 2 2 236º Luziânia DF 2 3 237º Águia Negra MS 2 3 238º Auto Esporte PB 2 3 239º Ubiratan MS 2 3 240º Brasil de Pelotas RS 2 4 241º Atlético AC 2 5 242º Interporto TO 2 5 243º Vilhena RO 2 6 244º São Bento SP 1 1 245º Anápolis GO 1 1 246º Uniclinic CE 1 1 247º Nova Iguaçu RJ 1 1 248º Cordino MA 1 1 249º América SE 1 1 250º Aracruz ES 1 1 251º Barbalha CE 1 1 252º Cerâmica RS 1 1 253º Duque de Caxias RJ 1 1 254º Estanciano SE 1 1 255º Guajará RO 1 1 256º JV Lideral MA 1 1 257º Palmares RO 1 1 258º Pelotas RS 1 1 259º Pirambu SE 1 1 260º Plácido de Castro AC 1 1 261º Real RR 1 1 262º Red Bull SP 1 1 263º Rondonópolis MT 1 1 264º São José SP 1 1 265º São Luiz RS 1 1 266º Sapucaiense RS 1 1 267º Sul América AM 1 1 268º Tigres RJ 1 1 269º Vila Aurora MT 1 1 270º XV de Piracicaba SP 1 1 271º ADAP/Galo PR 1 1 272º Atlético Ibirama SC 1 2 273º CFZ DF 1 2 274º Grêmio Coariense AM 1 2 275º Juazeiro BA 1 2 276º Santa Cruz RN 1 2 277º Chapadão MS 1 3 278º Cristal AP 1 3 279º Ivinhema MS 1 3 280º Globo RN 1 4 281º Anapolina GO 1 4 282º Picos PI 1 4 283º Sousa PB 1 4 284º Santos AP 1 5 285º São Raimundo RR 1 7 286º ADESG AC 0 1 287º Alecrim RN 0 1 288º Alvorada TO 0 1 289º Amadense SE 0 1 290º América AM 0 1 291º Araguaia MT 0 1 292º ASSU RN 0 1 293º Bandeirante DF 0 1 294º Barra PI 0 1 295º Barra do Garças MT 0 1 296º Cacerense MT 0 1 297º Cachoeiro ES 0 1 298º Caiçara PI 0 1 299º Cametá PA 0 1 300º Capelense AL 0 1 301º Castanhal PA 0 1 302º Colatina ES 0 1 303º Colina ES 0 1 304º Colo-Colo BA 0 1 305º Coxim MS 0 1 306º CTE Colatina ES 0 1 307º Espigão RO 0 1 308º Esportivo Guará DF 0 1 309º Goiatuba GO 0 1 310º Grêmio Jaciara MT 0 1 311º Holanda AM 0 1 312º IAPE MA 0 1 313º Ibiraçu ES 0 1 314º Itumbiara GO 0 1 315º Lagarto SE 0 1 316º Muniz Freire ES 0 1 317º Novo Horizonte GO 0 1 318º Oratório AP 0 1 319º Paragominas PA 0 1 320º Parauapebas PA 0 1 321º Poções BA 0 1 322º Pontaporanense MS 0 1 323º Porto PE 0 1 324º Rio Negro RR 0 1 325º Roma PR 0 1 326º Santa Helena GO 0 1 327º Santa Quitéria MA 0 1 328º Tocantins TO 0 1 329º Rondoniense RO 0 1 330º Novo MS 0 1 331º Aimoré RS 0 1 332º Atlético Itapemirim ES 0 1 333º Floresta CE 0 1 334º Votuporanguense SP 0 1 335º Araguaína TO 0 2 336º Comercial PI 0 2 337º Dom Pedro DF 0 2 338º Guará DF 0 2 339º Nacional PB 0 2 340º Náutico RR 0 2 341º Piauí PI 0 2 342º Pinheiros PR 0 2 343º Santa Cruz PB 0 2 344º Campinense PB 0 2 345º Real Ariquemes RO 0 2 346º Brasília DF 0 4