Discussão:Cunha (Braga)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O artigo foca-se em coisas posteriores de menor importância, títulos com pouco significado, e não se foca no período feudal, que é o mais interessante e importante para Cunha, para Portugal e para a Póvoa de Varzim. Dado interessante este do "Lourenço Gomes da Cunha por este haver causado certos agravos e prejuízos às freiras de Santa Ana de Coimbra, tal como o descreve a ‘Coreografia Portuguesa’ e descrição topográfica do padre António Carvalho da Costa."

  • A questão era contudo mais profunda que essa questão das freiras e Cunha era relevante por causa da torre que lá existia, destruída por D. Sancho I. Seria bom saber mais sobre esta torre, onde estava localizada e quando terá surgido.
  • As terras não eram férteis segundo contam os senhores de Varzim que eram os mesmo da Cunha, o que contradiz o artigo, pois eles queixavam-se disso, em Cunha, valia-lhes a torre, o castelo deles.
  • Esse D. Henrique será o conde D. Henrique? é que foi o conde D. Henrique que doou várias propriedades na Póvoa de Varzim (várias freguesias) do qual descendem os cunhas (D. Lourenço Fernandes da Cunha). Era bom saber quem era esse Lourenço Gomes, será o mesmo que Gomes Lourenço? ou é o filho de Gomes Lourenço? ou é Lourenço Fernandes?
  • Vou ler melhor o Coreografia e comparar com outros dados. Era bom saber qual a página para poupar esforço.---Pedro (discussão) 13h47min de 4 de abril de 2013 (UTC)[responder]