Discussão:Declaração de Bolonha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 18 de abril de 2018 de Lgallindo no tópico Link para declaração em português

Link para declaração em português[editar código-fonte]

Link morto: http://www.ond.vlaanderen.be/hogeronderwijs/bologna/links/language/1999_Bologna_Declaration_Portuguese.pdf - Declaração de Bolonha

Alguém sabe onde tem um link atualizado?

--lgallindo (discussão) 19h54min de 18 de abril de 2018 (UTC)Responder


Apesar de vulgarmente ser designado por tratado, na verdade não o é! O processo de Bolonha nasce após a discussão dos Ministros da Educação da Europa de facilitar o reconhecimento dos diplonas dos cursos ministrados no "velho continente", assim se redigiu a Declaração de Bolonha.

Ao contrário de um tratado, a Declaração de Bolonha não obriga os Estados, é sim uma carta de intensões subscrita pelos Ministros.

O que é que a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem a ver com a Declaração de Bolonha ao ponto de ser incluída na secção "ver também"?--JLCA 12:36, 4 Novembro 2006 (UTC)


Todas estas declarações têm um link intrínseco entre si. A razão porque as coloquei com interlinks é exatamente para permitir que a interligação seja mais visível a quem a desconhece e para facilitar o acesso a quem consulta tendo uma visão integral das mesmas. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 13:09, 4 Novembro 2006 (UTC)
Deixo aqui o preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com alguns trechos sublinhados por mim, para realçar tal relação intrínseca a que me referi mais acima:


Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 13:33, 4 Novembro 2006 (UTC)

Ainda não entendi a relação. Se fosse a Declaração dos Direitos da Criança, ainda conseguia entender. --JLCA 14:13, 4 Novembro 2006 (UTC)


Agora eu é que não entendi como você consegue ver relação entre a Dec. de Bolonha e e a Dec. dos Dir. da Criança e não vê relação com os direitos do homem. A única coisa que posso assegurar é que eu vejo e acredito que não sou o único a ver, por isso prefiro manter os links. Talvez você esteja interpretando a relação em termos de causa e efeito, e por isso a dificuldade em perceber o que estou tentando dizer. Não é a esse tipo de relação a que me refiro. Uma declaração não gerou ou causou a outra, mas elas têm em comum uma busca pelas liberdades, uma tentativa de promover a cooperação entre as nações para o bem-estar da pessoa e de certo modo as relações amigáveis entre diferentes povos. Isto em linhas gerais. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 14:28, 4 Novembro 2006 (UTC)

Desculpe, mas eu não pretendia estabelecer uma relação entre a Dec. de Bolonha e a Dec. dos Direitos da Criança, mas antes entre esta última e a Dec. dos Direitos Humanos. Eu só acho que o tema da Dec. de Bolonha e da Decl. dos Direitos Humanos é diferente. A primeira não é sequer consensual, pois tudo o que se relaciona com o processo de Bolonha é alvo de críticas por parte de alguns professores e alunos. --JLCA 14:57, 4 Novembro 2006 (UTC)


Entendi então a relação que você falava. Porém, ainda que existam críticas ao proc. de Bolonha, isto não o invalida e nem impede que ele venha a ser implemntado em diversas nações europeias, e menos ainda as suas ressonâncias com os direitos humanos. As críticas são parte de todo processo, e não as vejo como desmerecndo o obejto de suas críticas. Se as verdadeiras intensões dos ministros da educação não eram os explicitados na declaração, isto não invalida o que de facto está lá explícito. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 17:10, 4 Novembro 2006 (UTC)