Discussão:Deriva continental

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"tectônica de placas". O verbete "placas tectônicas" dever desaparecer e este assunto deve ser apresentado e explicado no verbete anterior. Não me parece necessário ter um hiperlink para cada uma das placas tectônica como aparece no verbete considerado. Nenhum livro texto, mesmo para pós-graduados em geologia ou geofísica possui algo parecido (somente o texto de X. Le Pichon, J. Francheteau e J. Bonin de 1976 da Elsevier vai um pouco mais adiante na descrição das placas individuias, mesmo assim a abordagem é matemática e muito complexa). Estes nossos textos, creio eu, são escritos para uma enciclopédia e não para tratados específicos de cursos avançados ou para profissionais.

Outro problema é que o esboço apresentado abaixo deve ser completamente refundido ou, simplesmente abandonado e o assunto abordado de outra forma...tipo:outras



_____________________________________________________________________________


terceiro a teoria da deriva continental,a crosta terrestre é formada por uma série de "placas" que "fuxuam" numa camada de material rochoso fundido. As junções das placas (falhas) podem ser visíveis em certas partes do mundo,ou estar submersas no mar.Quando as placas se movem umas ao encontro das outras, o resultado do atrito é geralmente sentido sob a forma de um tremor de terra (exemplo - a falha de Santo André na Califórnia).

As placas não somente se movem umas contra as outras, mas "deslizam" umas sob as outras - em certos lugares da Terra,o material que existe na crosta terrestre é absorvido e funde-se quando chega às camadas "quentes" sobre as quais as placas flutuam (por exemplo, a fossa das Marianas).Se este processo existisse só neste sentido, haveria "buracos" na crosta terrestre, o que não acontece.O que se passa de facto é que,entre outras placas,material da zona de fusão sobe para a zona da crosta para ocupar os espaços criados (exemplo,a "cordilheira" submersa no Oceano Atlântico.

Os continentes que são os topos destas placas fuxuam - ou derivam - no processo.Daí a expressão "deriva continental".


Pseudo-Pseudociências

Existem várias teorias que, por muito tempo, foram consideradas pseudociências,mas que, depois, foram provadas.Sem muito esforço, eu me lembro desta Deriva continental e a extinção dos dinossauros provocada pela queda de um meteoro ou cometa. Acho que podia haver uma categoria especial para elas.Albmont 11h33min de 6 de Agosto de 2007 (UTC)