Discussão:Dilúvio/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Data máxima vênia’, há notáveis diferenças entre os mitos sumério e judaico do Dilúvio. Porém se reconhece que o mito bíblico sendo posterior ao da história contada pelo mito sumério foi influenciado por este. Na verdade, tal lenda é bem mais antiga do que se pode imaginar, sendo seus relatos encontrados em todo o mundo antigo, desde o livros dos Vedas indianaos,passando pelos mitos gregos, até a mitologia bíblica, sempre servindo de forma que pudesse aludir a algum acontecimento lendário ou mitológico de cada cultura.

No mito sumério de Gilgamesh, politeísta, o Deus Todo Poderoso decide destruir a Humanidade porque os homens fazem muito barulho. Convoca os demais deuses, comunica sua decisão e exige sigilo. O subalterno Deus protetor dos homens deixa o sigilo vazar para Utnapshtin, o Noé sumério, que constrói uma grande arca, enche-a de víveres, casais de animais, seus familiares e ouro. O mito judaico de Noé é supostamente uma cópia aperfeiçoada do mito de Utnapshtin. O Deus de Noé é o Deus Único e Verdadeiro, que decide destruir a Humanidade entristecido pela corrupção dos homens. A marca distintiva do mito de Noé é o arco-íris e seu significado. Após o episódio do arco-íris o Deus judaico deixa de ser um “chefe-tribal-ditatorial” e passa a ser um “monarca-constitucionalista” pois agora está preso a um “contrato” ou Lei, isto é, sua promessa de nunca mais destruir a Humanidade pelas águas. Deus tornou-se dialogável após o Dilúvio. Este pormenor torna o mito judaico mais elaborado que o mito sumério.--ITZAK 03:16, 28 Abril 2006 (UTC)

Se origem comum dos mitos não estiver sendo questionada, acredito que poderiam ser simplesmente acrescentadas subseções sobre cada mito de dilúvio universal, explicitando as diferenças, e talvez, se necessário, as interpretações teológicas - que por outro lado, acho que podem variar mesmo dentro de cada mitologia, então melhor seria deixar as considerações teológicas para os artigos dessas correntes teológicas diversas --extremófilo 23:11, 1 Maio 2006 (UTC)

Dilúvio Maia[editar código-fonte]

Como estudante de história e apaixonado por culturas mesoamericanas, estou tentando contribuir o máximo com tudo relacionado ao Popol Vuh. Inclui algumas coisas no dilúvio Maia, mas ainda não manjo muito sobre a wikipedia, estou começando agora. Espero que esteja bom.