Discussão:Dom Casmurro/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Fica muito complicado de wikificar e corrigir, sem apagar longos trechos. Que devo fazer??? Apago?Ad Lucem 20:46, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

  • Este trecho está especialmente complicado. Penso que será preciso reescrevê-lo todo, e para isso se faz necessário apagar muita coisa. Vejam:

1. Ler este livro é muito importante. 2. Revendo o desenvolvimento do romance, pode-se notar que o narrador procura de certa forma, com livro, “atar as duas pontas da vida”. Quais são essas pontas ?

a) No tempo  relembrar sua grande história enquanto jovem.

 tentar revive-las após a parada para analisar sua vida e perceber que talvez estivesse errado. b) Duas pessoas numa só  Escobar, amigo de Bentinho e Capitu que era um fantasma na vida conjugal, para Bentinho, ele era o amante de Capitu.

 Ezequiel, filho de Bentinho e Capitu, sua fisionomia e seus atos pareciam com Escobar. Talvez o sentimento de amizade da família com Escobar faria que Ezequiel fosse parecido com o amigo, ou talvez, o adultério de Capitu faria de Escobar o pai do menino que assim se assemelhasse com ele. Para Bentinho, ambos eram pessoas que lhe atrapalhava em sua vida, os dois seriam o motivo. c) Duas casas : (1) A antiga casa da Rua de Matacavalos onde Bentinho vivia quando criança e onde possuía grandes recordações. (2) A casa onde mora. Construiu de propósito, não esquecendo de nenhum detalhe, que para ele, cada um destes detalhes tinha um sentimento especial. Um modo de reviver e se possível fazer tudo para ter de volta sua esposa e o amor de seu filho.


3. Pela narração, podemos afirmar que houve um adultério ? Por quê ?

Alguns fatos fazem-nos pensar que houve o adultério: a suposta semelhança de Ezequiel com Escobar, o fato de Escobar ser muito amigo de Capitu e sempre rondar a família são uns dos que nos fazem pensar que sim, mas pela hipótese de não ter havido o adultério pelos fatos: de a amizade de Capitu por Escobar não seria amor mas um amor fraterno, de ela amar Bentinho desde a infância e também lutar por ele e de ele não ter visto a traição comprovariam sua fidelidade por Bentinho, talvez quem analise realmente estes fatos escolhesse em interrogar Capitu antes de julgar se houve ou não o adultério já que a história não descreve a cena adúltera por ser descrito pela visão de Bento.


4. Em Dom Casmurro, Bentinho narra a sua história com Capitu e apresenta, portanto, a sua visão dos fatos. Além disso, ele não demonstra nenhuma certeza sobre o adultério da esposa. Nesse sentido, como você julgaria a atitude de Bentinho em relação a Capitu e a Ezequiel ? Exponha suas idéias. A atitude de Bentinho de afirmar o adultério comprova a personalidade dele, um homem com a idéia de que a mulher deve ser submissa a ele e por isso ignora a visão dela na história, talvez se ele confiasse nela ela explicaria a situação, mas também poderia mentir com medo da atitude do marido, então ele tomou uma atitude precipitada. A suspeita sempre estará na história por causa da situação criada, nunca mais ele terá a chance de desatar este nó da sua vida. Sua decisão foi tomada sem deixar ao menos um modo de reconsertar essa talvez “afirmação de ter ocorrido o adultério” ou talvez “engano por parte dele”.

  • nenhuma tese de mestrado e doutorado conseguiu provar que capitu traiu bentinho. tem gente que afirma que sim e jura que sim, e gente que jura que não e todos mostram as suas teses. jamais qualquer texto sobre o livro poderá concluir algo que nem acadêmicos concluíram. seria muito, mas muito pretencioso. Bemel 21:51, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

Seria tão bom wikificar o texto antes de acrescentar mais informações, porque vai se tornando mais complexa a tarefa de arrumar isto. Se o/a colega Bemel quisesse ajudar a wikificar, eu adoraria. Ad Lucem 15:17, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

    • Sim, isso que disseste na discussão do artigo é ponto pacífico, concordo 100%. Mas acho que não me fiz entender. O que questiono é a redação do artigo. Aquelas perguntas no formato de ficha de leitura, entendes? Não achas que aquela parte toda precisa ser reescrita e wikificada? Abraço, Ad Lucem 13:17, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Fiz uma tentativa de ir mexendo aos poucos....esbarrei num trecho, que tenho dúvida se deve ser excluído ou melhorado...comecei ajustando, mas parei aqui: Capitu, por outro lado, é descrita como uma pessoa estável não se abalava com os extremos, a maturidade que tinha desde criança fez também que ela se resignasse de continuar escondendo a traição ou esclarecesse que foi fiel durante sua vida esperando e aceitando a compostura do marido. Ezequiel, não tendo culpa de ter nascido com afeições do “pai” ou “padrinho”, acabou sendo a vítima de uma história trágica não tendo a companhia de seu pai (sendo ele qualquer um dos dois) vivendo sempre na incerteza nos levando a pensar em quantas pessoas têm este problema atualmente na família: o adultério, o desamor, a exclusão social e também acabam desamparados em todos os sentidos. Isto demonstra a atualidade das obras literárias e por isso a necessidade de conhece-las pois são problemas que acompanhavam, acompanham e acompanharão a humanidade ainda por muito tempo, sendo que alguns deixa-nos a impressão de serem escritos há cem, duzentos anos mas com uma visão atual, uma previsão.

  • Certas descrições são interpretações, que para estarem no artigo deveriam dizer de quem são. Mesmo que concordemos com todas elas, com algumas ou nenhum, de qq jeito precisam de ficar claras como interpretações e de quem. Talvez citar os estudiosos que afirmam cada coisa. Não sei.Ad Lucem 15:51, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Verifiquem o histórico. Modifiquei trechos muito extensos, porque estavam parciais, e/ou fazendo perguntas do tipo ficha de leitura e inclusive com as respectivas respostas pessoais. Estou tentando preservar o máximo do que tinha sido escrito, mas não tem sido fácil. Se o/a Bemel tiver um tempinho de conferir e dar uma maozinha, seria otimo. Ad Lucem 18:20, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Falta falar da metalinguagem, tão marcante nesse livro. Falta tambem nomear os personagens secundarios. Faltam tambem uns bons links externos, talvez para estudos da obra. (Nao para resumos feitos para o vestibular, please)Ad Lucem 18:38, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Fiz o que estava faltando, e acho que o artigo ficou muito bom. Até merecia ser destaque, não acham? AD ASTRA 11:39, 23 Julho 2006 (UTC)

minha avó e tia.