Discussão:Epifania

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de fevereiro de 2014 de 177.103.86.116 no tópico Eureka divina?!

Na verdade, é ao contrário...

Em *primeiro lugar*, "epifania* é um termo de origem grega que significa "aparição súbita", segundo me parece geralmente usado para descrever a "aparição" de espíritos ou divindades.

Depois, é um termo que foi apropriado pelos cristãos (os ocidentais, pois segundo creio os orientais usam mesmo "teofania"...) - e o seu sentido é o descrito em Epifania – religião.

  • Finalmente*, é um termo utilizado em filosofia para descrever uma "iluminação" súbita – ou seja, uma compreensão súbita e de tipo geralmente intuitivo (mas pode não ser necessariamente assim) sobre qualquer assunto (geralmente complexo)...

O conceito DEVE SER ASSOCIADO ao usado religiosamente, POIS A ORIGEM É A MESMA. Não devem é ser confundidos OS SENTIDOS em que é usado. (desculpem as maiúsculas, mas é para vincar bem a importância da questão)

Se o artigo é de filosofia, é até importante vincar esta evolução no uso do conceito.

Tal como está, o artigo não só não é muito esclarecedor, como até é confuso – embora pertinente e bem intencionado...

Eureka divina?![editar código-fonte]

Epifania também possui o significado de manifestação ou aparição divina. Diversos personagens históricos, na maioria líderes religiosos, filósofos, cientistas, místicos, escritores, teriam tido experiências epifânicas, dentre eles:
...
* Arquimedes (com o célebre grito "eureka", epifania que lhe permitiu formular a lei do empuxo)

Que manifestação ou aparição divina estava envolvida na constatação de que objetos empurram um volume de água equivalente ao próprio volume quando submersos na água?! --TiagoTiago (discussão) 18h51min de 23 de março de 2010 (UTC)Responder

Para mim o artigo foi bem esclarecedor, sou acadêmica do curso de Letras, e ouvi o termo Epifania em uma aula de literatura, quando a professora explicou o significado de Epifania percebi que era uma coisa que ocorria frequentemente comigo, mas eu não sabia que existia uma palavra especifica para definir isso. É uma espécie de up grade do pensamento, do entendimento sobre algo. Muitas vezes sobre algo que me incomodava ou que eu tinha questionamentos, isso ocorre muito comigo lendo a Bíblia por exemplo, assistindo a algum programa de tv, orando ou simplesmente pensando sobre algo. Eu interpreto isso como uma benção de Deus me dando entendimento, compreensão e sabedoria.

--177.103.86.116 (discussão) 19h14min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC) Ana Cristina KakuResponder