Discussão:Espaço-tempo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto acrescentado pelo cesarius sobre duração tem um problema conceitual fundamental. As dimensões do espaço tempo existem independente dos objetos que o ocupam. E a existência do tempo como a quarta dimensão independe da duração de alguma coisa. É uma eixo geométrico e não uma propriedade de um corpo. É a mesma coisa que dizer que as dimensões espaciais estão relacionadas com a extensão do corpo. Estou removendo para manter a coerência com o resto do assunto.

Data venia: Não neguei que as dimensões do espaço-tempo existam independentemente dos objetos. Apenas citei o exemplo como ilustrativo. Citando um colega: "Esta é a forma tradicionalmente utilizada em análises relativísticas: Um universo de estático de 4 dimensões, sendo uma delas o tempo.

Uma forma "geométrica" de visualizar a teoria da relatividade é a seguinte: Nós (os observadores) viajamos neste universo estático à velocidade constante c*t no eixo do tempo, na sentido passado - futuro (simplificando, viajamos a um segundo por segundo para o futuro). Quando nos deslocamos também em uma das dimensões espaciais, o nosso módulo de velocidade será o resultado do teorema de Pitágoras cujos "catetos" são vx, vy, vz e vt. Como este módulo tem que ser constante, se uma das velocidades espaciais é diferente de zero, a dimensão temporal tem que diminuir. Daí aquela história de que o tempo passa mais devagar para um observador se deslocando a uma velocidade muito rápida. Se uma das velocidades espaciais for c, obrigatóriamente todas as outras são nulas, inclusive a do tempo. Daí dizer que para um observador na velocidade da luz o tempo pára." Acredito que a eliminação do texto deva ser reconsiderada... Talvez não caiba ser reinserido exatamente no mesmo ponto, se assim achar o nobre colega... Cesarious 18:19, 9 Jun 2005 (UTC)

Oi Cesárius, a questão é que em relatividade não existe tais coisas como espaço e tempo. Nao falamos de dimensão espacial E dimensão/direção temporal. O que existe são 4 dimensões. Dependendo do seu referencial neste espaço, o que vc chama de tempo eu chamo de espaço e vice-versa. Por isto foi necessário cunhar uma nova palavra para descrever esta situação, dai o termo espaço-tempo. Tentar fazer analogias com um espaço de 3 dimensões e um dimensão temporal nunca da certo e cria uma impressão erronea sobre o que é realmente um espaço-tempo (por falta de um termo melhor) de 4 dimensões. Não existem tb velocidade, e sim quadrivelocidade, nem vetores, mas quadrivetores. Além disto o fato de existir uma constante 'c' chamada de velocidade da luz é um homocentrismo, que aparece devido as nossas escalas de medida. Em relatividade usam-se escalas onde ou as distâncias são medidas em unidades de '300.000 km' ou o tempo em '1/300.000' segundos (aproximadamente), desta forma a tal constante, 'c' some, pois passa a valer 1. E dependendo da escala escolhida vc passa e medir 'dimensões' em metros ou em 'segundos'. Um dos dois, não ambos. O problema que me levou a remover sua contribuição é que ela leva exatamente para o lado cartesiano espaço+tempo e não auxilia a compreensão do que é realmente o espaço-tempo (talvez esta discussão ajude:).

Esta não separação entre espaço e tempo é fundamental, e entenda-la e reconhecer a diferença entre os dois pontos de vista, é a base para o entendimento de coisas bem mais complicadas que estas, neste assunto. --Sebastiao.rocha 23:04, 16 Jun 2005 (UTC)