Discussão:Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The infantile Sickness of Leftism in Communism[editar código-fonte]

A tradução para o Portugues brasileiro de The infantile Sickness of Leftism in Communism, É A doença infantil do esquerdismo no comunismo. Um erro de tradução pode fazer toda a diferença.

Lenin aponta o esquerdismo, ou seja, a exacerbação e o radicalismo de uma esquerda dentro da esquerda, como sendo algo que não permite fluir as relações objetivas revolucionárias a partir da razão e do conhecimento. Partidos que se opõem ao marxismo por não se permitirem ou não terem a capacidade de compreensão de analises politicas a cerca do sistema de classes, rejitam a noção de partido e acreditam que somente a bestialização das massas conseguirá dar quórum à um processo de ordem social. "Em primeiro lugar, esse partido, que repudiava o marxismo, obstinava-se em não querer compreender (talvez fosse mais justo dizer que não podia. compreender) a necessidade de levar em conta, com estrita objetividade, as forças de classe e suas relações mútuas antes de empreender qualquer ação política. Em segundo lugar, esse partido via um sinal particular de seu "revolucionarismo" ou de seu "esquerdismo" no reconhecimento do terror individual, dos atentados, que nós, marxistas, rejeitávamos categoricamente" (LENIN, 1920, p. 9).

É nesse sentido que Lenin afirma que o esquerdismo é uma doença infantil não "do" comunismo, como teoria marxista, mas "no" comunismo ou seja, "dentro do" movimento comunista.

Solicito alteração do conteúdo no site.

Referencia

LENINE, Vladimir Ilitch. A Doença Infantil do Esquerdismo no Comunismo (The infantile Sickness of Leftism in Communism) The Marxists Internet Archive Primeira edição: como panfleto, junho 1920. Pdf. Disponível em: https://doceru.com/doc/8015 Acesso em: 02/04/2023

177.30.84.182 (discussão) 00h14min de 3 de abril de 2023 (UTC)[responder]