Discussão:Eusapia Palladino

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na Wikipédia em inglês está descrito os casos de fraude da Eusapia Palladino que não constam da versão em português. Creio que para um ponto de vista neutro ambos pontos de vista (pró mediunidade e contra) deveriam ser considerados:

Uma tradução livre da Wiki em inglês:

Palladino exigia a iluminação e "controles" que deviam ser utilizados em suas sessões mediúnicas. As pontas dos dedos da mão direita ficavam sobre as costas da mão de um "controlador ". Sua mão esquerda era segurada no pulso por um segundo controlador sentada no outro lado. Seus pés ficavam em cima dos pés de seus controladores, às vezes debaixo deles. Um controlador de pé estava em contato com apenas o dedo do pé do sapato. Ocasionalmente, os tornozelos foram amarrados às pernas da cadeira, mas eles tiveram uma folga de quatro polegadas. Durante a sessão na semi-escuridão, seus tornozelos então ficavam livres. Geralmente ela ficava desamarrada. Em uma ocasião, um controlador chegou a cortar suas amarras para que os fenômenos podem ocorrer. (Frank Podmore - 1910)

Palladino normalmente se recusava permitir que alguém ficasse embaixo da mesa para segurar os pés com as mãos. Ela se recusava a levitar a mesa de enquanto estava de pé. Se a mesa era retangular, ela exigia sentar-se somente em um lado menor. Nenhuma barreira de qualquer tipo poderia estar entre Palladino e da mesa. O peso da mesa devia ser de no máximo oito quilos. A mesa ficava em levitação a uma altura de 3 a 10 polegadas por um máximo de 2-3 segundos. Quando a mesa levitava, havia também o movimento da saia Palladino. (Frank Podmore, 1910).

Na França, no Reino Unido e nos E.U.A., ela foi pega usando truques. Palladino era uma especialista em libertar a mão ou o pé para produzir "fenômenos". Ela escolhia sempre sentar-se no lado menor da mesa de modo que seus controladores ficassem de cada lado bem próximos de forma a ficar mais fácil de enganá-los. Seus sapatos eram especialmente feitos de forma a permitir tirá-los para que ela pudesse remover os pés sem perturbar os controladores.

Sua levitação de uma mesa começava por libertar um pé, balançando a mesa, e depois deslizando seus dedos em uma das pernas. Desde que ela se sentasse no lado mais estreito da mesa, isto seria possível. Levantar a mesa e balança-la para trás sobre o calcanhar do pé. Uma ocasião ela fez uma levitação total da mesa apoiando a mesa nos joelhos. Ela fazia "batidas" do espírito de luz, pressionando as pontas dos dedos sobre a mesa e dando pancadas altas. Batidas mais altas foram efetuadas batendo com uma das pernas da pernas livres da mesa. Ela podia fazer estes truques em com a luz acesa sem ser pega. Todos os seus assistentes sentavam à mesa justamente nos ângulos onde se poderia pegar o truque e isso ajudava muito a ela. (W. S. Davis, 1910).

Uma fotografia, tirada no escuro, de um banquinho atrás de si, que se movia enquanto levitado mostrou que na verdade o banco estava na cabeça de Palladino. Depois que ela viu esta foto o banco permaneceu em outras sessões imóvel no chão. Um molde de gesso que foi feito da uma mão espírito batia exatamente com a mão de Esuapia. Ela foi pega com um fio de cabelo sendo usado nas experiências científicas "controladas" . Na penumbra, seu punho, envolto em um lenço, tornou-se um espírito materializado. (Podmore, 1910). Hugo Münsterberg, que substituiu a William James Professor na Universidade de Harvard nos estudos e a assistiu em algumas sessões mais tarde e explicou o soprar das cortinas do gabinete, quando todas as janelas estavam fechadas e as portas estavam fechadas era feito usando um bulbo de borracha Palladino tinha em suas mãos.

Com o tempo, supostos poderes Palladino começaram a diminuir. Seus defensores alegaram que era porque ela estava ficando velha e não por causa dos controles mais rigorosos exigidos por prestidigitadores (mágicos) e da comunidade científica, ou porque muitas vezes, ela foi pega trapaceando.

Creio que seria interessante que tanto as referências contra como a favor da médium fossem citadas e postas à disposicao em maior quantidade para análise. Foram muitos os cientistas que corroboraram sua autenticidade. 17h20min de 2 de junho de 2012 (UTC)