Discussão:Ferrovia Centro-Atlântica S.A.

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Ferrovia Centro-Atlântica)
Último comentário: 3 de setembro de 2009 de 201.92.95.240 no tópico FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA

Protegi a página contra a edição de anônimos por uma semana por inserção insistente de conteúdo sob violação de direitos autorais. Lechatjaune msg 12h34min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)


Proposta de Edição[editar código-fonte]

Ferrovia Centro Atlântica, mais conhecida como FCA, é uma empresa privada pertencente a VALE, criada no dia 1 de setembro de 1996 assumindo a malha privatizada da RFFSA composta das seguintes superintendências regionais: SR2, com sede em Belo Horizonte, originária Viação Férrea Centro-Oeste e parte da Estrada de Ferro Central do Brasil, SR8, com sede em Campos e originária da antiga Estrada de Ferro Leopoldina e SR7, com sede em Salvador e originária da antiga Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.

Através de negociação com a Ferroban assumiu parte da Fepasa.



Índice [esconder] 1 Histórico 2 Missão e Visão 3 Posicionamento Oficial da Empresa 4 Grandes Projetos da Empresa 5 Responsabilidade Social 6 Responsabilidade Patrimonial


Histórico Oriunda da antiga Rede Ferroviária Federal RFFSA, a FCA foi criada a partir do Programa Nacional de Desestatização, concluído em 1996. Desde 2003 a FCA faz parte do Grupo Vale e, em 2008, a FCA lançou sua nova logomarca.

1992 RRFSA é incluída no Programa Nacional de Desestatização

1996 Surge a FCA, com a operação do trecho correspondente à antiga Malha Centro-Leste Brasileira: SR2 (Belo Horizonte), SR7(Salvador) e SR8(Campos).

1999 Alteração no grupo de controle da FCA. Vale adquire um percentual do controle acionário da empresa

2003 Vale assume 99,99% do controle acionário da FCA.

2008 FCA, após um ano de enorme crescimento(2007) lança sua nova logomarca.


Missão e Visão Visão

Ser reconhecida na Vale e pelos mercados onde atua como o mais seguro e eficiente prestador de serviços logísticos até 2010.

Missão

Prover as melhores soluções logísticas para gerar vantagens competitivas para Vale e seus clientes, suportada pela capacitação, motivação e segurança de seus profissionais, excelência dos ativos e permanente atualização tecnológica.


Posicionamento Oficial da Empresa "A FCA é uma ferrovia movida pela paixão, transportando as riquezas do Brasil e o trabalho de muitos brasileiros. Usa a tecnologia para garantir uma operação segura e produtiva.

A FCA vai muito além dos trilhos. Busca sempre manter um bom relacionamento com os empregados, comunidades onde atua e clientes, com responsabilidade sócio-ambiental, gerando desenvolvimento sustentável.

FCA. Além dos Trilhos, o Meio Ambiente

A FCA é uma empresa consciente sobre a importância do respeito à natureza. Por isso, faz um esforço contínuo para realizar uma operação que respeite o meio ambiente.

FCA. Além dos Trilhos, o Bem Estar Social A FCA é uma empresa que considera fundamental o bom relacionamento com as comunidades onde atua. Por isto, mantém um diálogo permanente com essas comunidades, promovendo uma convivência harmônica em suas áreas de atuação."


Grandes Projetos da Empresa

Projeto Litorânea Sul O outro grande projeto é o da construção da Variante Ferroviária Litorânea Sul (VFLS), que prevê uma nova ferrovia entre Cariacica e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com 165 quilômetros de extensão e com um ramal que dá acesso ao Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta. O novo trecho vai substituir o trecho ferroviário acidentado entre as duas cidades pelo interior capixaba. Em 2007, a FCA aplicou recursos no projeto básico de engenharia e deu início ao processo de licenciamento ambiental. Em novembro, oito audiências públicas foram organizadas para que se conseguisse a anuência das populações das 11 cidades que serão cortadas pelo novo trecho ferroviário. Foi a primeira etapa de licenciamento ambiental da obra.


Responsabilidade Social O Cidadania nos Trilhos é o mais importante projeto de relacionamento externo da Logística. Tem como objetivo compartilhar com as comunidades próximas à linha férrea os cuidados necessários para uma convivência segura com o trem. Em cada município a busca unir esforços com igrejas, órgãos públicos, ONG´s, fundações, associações e entidades de classe, oferecendo parceria em iniciativas já existentes ou construindo propostas em conjunto.

Com as instituições de ensino da Rede Pública, o foco está na construção de projetos pedagógicos cujos temas estejam relacionados à convivência segura com a ferrovia. Para a elaboração dos projetos são distribuídos materiais didáticos. Desde seu início, o Cidadania nos Trilhos formou 443 educadores e envolveu diretamente mais de 43 mil alunos.

O Programa Cidadanis nos Trilhos foi premiado pela Aberje, em 2006, como o principal Programa de Relacionamento com Comunidades do Brasil.



Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_Centro-Atl%C3%A2ntica"

Bruno... conselho vá com calma... nas edições, apreenda como a wikipedia funciona, algumas regras são muito valiosas, NUNCA apague conteudos, sempre procure melhorar... MUNCA copie, reescreva... NUNCA use fotos de terceiros, sob nenhum argumento... e na duvida converse com quem já editou os artigos... e assine seus comentaários, com 4 ~ ... Meloaraujo (discussão) 00h36min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)


Colegas, atualizei mais uma vez com a edição proposta acima, a qual ninguém se manifestou contra. Não deletei nada do conteúdo antigo, apenas acrescentei. Não há nada em primeira pessoa! Nenhuma violação de direito autoralm inclusive nas fotos. Gde abs

FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA[editar código-fonte]

                             Assunto Manutenção via permanente


             Esta empresa que prega e cultua a segurança vem menospresando um assunto de suma 
  importacia para as boas condições de seguranssa para a circulação das composissões devido a
  a falta de manutenção adequada de primeiro mundo com dormentos em condições de  suportar  o
  peso de locomotivas de 74 Tns com capacidade de rebocar uma lotação de ate 700Tns.
             Imaginem locomotivas com um peso de 180Tns rebocando uma lotação  de  2800Tns  e
  circulando  em  uma via como entre ZUB e ZAK por exemplo onde onde os dormentos numa faicha      
  de 75por cento estam todos deteriorados que não servem nem para moirão de  cerca  isto  sem
  contar a capacidade de arrecadação financeira da empresa que é subsidiada pela  CIA VALE DO
  RIO DOCE, "e contralada pela mesma".
              Alem de divulgaren que possuem um curso de suporte e conhecimentos ferroviarios,
  imaginem se não possuicem como será que estaria funcionando a ferrovia no BRASIL  sendo que 
  no periodo das locomotivas a vapor a via permanente era muito melhor do que é hoje.
              Onde possuem um sistema de soldagem de trilhos chamado solda Aluminiotérmica que
  são feitas no local de ligação de barras com soldas  feitas  em  uma  central e em locais de
  possiveis quebras ao inves de utilizarem talas com 1 ou 2 parafusos itilisacem a solda alumi_
  niotérmica com certeza naquele local nunca mais quebraria,veja se aprende um pouco  com  que 
  so possi 57 ANOS envolvido em serviços ferrovarios em todos os seu aspectos.
              Desejo deichar bem claro que o que aqui esta escrito não é ameaçar e nem tumultuar mas sim colocar um alerta de que,a experiencia dos mais velhos pode ajudar muito em todos os sentidos.


      --201.92.95.240 (discussão) 21h12min de 3 de setembro de 2009 (UTC)
                           JOSE BENTO ALVES        03/09/2009   --201.92.95.240 (discussão) 21h12min de 3 de setembro de 2009 (UTC)Responder