Discussão:Fla-Flu/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 1 de abril de 2013 de Roberto Silveira de Souza no tópico Vandalismo?

Tem alguém apagando a designação do FLA-FLU , de conhecimento público no verbete deste clássico, como CLÁSSICO DAS MULTIDÕES .

 Existe algum motivo sério para isso, ou é apenas vandalismo ?

Espero que os usuários possam contribuir para o artigo e não atrapalhar com informações incorretas, ou mesm oretirando informações do mesmo. Só para lembrar os amigos que possam estar apagando o termo "Clássico das multidões". O "Clássico dos milhões" é Flamengo x Vasco, logo não a erro. O "Clássico das maiores torcidas" é Flamengo x Corinthians", portanto não há equivoco no termo usado no artigo. Visto que quem escreveu colocou a referência do termo.

Colaborei com o artigo algumas vezes, mas nunca mais havia visitado. Quem faz a manutenção esta de parabéns. (João Paulo Furtado 22:53, 2 Janeiro 2007 (UTC))

Parcialidade[editar código-fonte]

Peço que não retirem a marcação, pelo menos até melhorem o artigo em questão. Há muitos traços de parcialidade nele. Coisas como:
'um dos clássicos mais charmosos do Brasil'
'tremeu ao ver o colorido e ouvir o barulho das duas torcidas'
'clássico de grandes imprevisibilidades, de futebol alegre e ofensivo, festa de cores das grandes torcidas, um carnaval fora de época'
'O espetacular Cine Jornal Canal 100'
etc...
BelegurthHã? 00h12min de 5 de Setembro de 2007 (UTC)

Vamos respeitar a wikipedia e parar com imparcialidades. O texto tem que ser escrito de forma impessoal.

Fontes citadas são parciais e há inconsistência de dados[editar código-fonte]

Ambos dados e fontes citados são inconsistentes e parciais, tirados de meros sites não-oficiais de torcedores do Fluminense que sequer citam suas referências.

Dados como FLA-FLU em decisões estaduais totalmente equivocados. O Flamengo venceu o Fluminense em pelo menos 10 ocasiões nas finais do campeonato carioca, e não apenas 3 como consta do artigo. Fonte: http://www.fferj.com.br/Federacao/Campeoes/campeoes1divisao.pdf

Vamos deixar de lado o fanatismo e começar a contar a história de maneira correta.

AS VITÓRIAS DO FLUMINENSE EM FINAIS NÃO SÃO TODAS DE UM JOGO FINAL, NA MAIORIA DOS CASOS FORAM DISPUTAS EM PONTOS CORRIDOS AO LONGO DOS ANOS. PORTANTO AGORA ESTA CORRETA A RELÇÃO: CAMPEÃO / VICE ENTRE FLAMENGO E FLUMINENSE. FICA CLARO A PARCIALIDADE NO TEXTO EM QUE CITA OS ANOS, MAS NÃO DESCREVE CORRETAMENTE A HISTÓRIA DOS ESTADUAIS DO RIO.

Pedro Cardoso - RJ - Jornalista e Escritor.

V.Sa. está confundindo decisão de tírulo com relação de campeões e vice-campeões, conforme demossntra acima, ao relacionar decisões em campeonatos com disputa de pontos corridos com decisões.

Como faz uma acusação justamente com a informação contrária, acredito que esteja usando um nome falso para encobrir a identidade de algum vândalo que frequenta esta página querendo mudar a história do futebol~e parecer sério.

Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 15h42min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Vá na página da RSSSF BRASIL, indicada como fonte abbaixo

...[editar código-fonte]

Pelo amor de deus! O usuário Alexandre M. B. Berwanger desfez TODA a edição que eu fiz, que tinha melhorado MUITO!


http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fla-Flu&diff=11954729&oldid=11954043

To perdendo a paciência com o cara, que ainda me acusou de chamá-lo de mentiroso. O rapaz fez ligações internas totalmente ambíguas, como Nunes. Eu arrumei, mas o usuário supra-citado voltou à mesma coisa...

Gcavaresi (discussão) 22h33min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Esqueci de assinar, desculpe-me


Pesquiso a história do campeonato carioca com base na RSSSF e informo que o artigo é COMPLETAMENTE pró-fluminense. Eis os erros pró-fluminense identificados: O campeonato de 1919 foi disputado em turno e returno. Não houve final. O fluminense foi o primeiro colocado e o flamengo segundo. Não há jogo extra que caracterize decisão. O campeonato de 1941 foi também em turno e returno. Não houve jogo extra que caracterize final. O campeonato de 1946 foi decidido em quadrangular final. Os dois times não decidiram em jogo extra que caracterize final. Os campeonatos de 1983, 1984 e 1985 foram decididos em triangulares, não apenas flamengo e fluminense participando de final. O campeonato de 1995 foi decidido em terceiro turno, com pontos corridos, sem caracterizar jogo extra que caracterize decisão. Eis os erros identificados pró-flamengo: O campeonato de 1963 foi disputado em pontos corridos. O campeonato de 1972 foi disputado em pontos corridos. Em jogos diretos e decisivos, envolvendo as duas equipes, somente 1936 - vitória do fluminense, 1969 - vitória do fluminense, 1973 - vitória do fluminense e 1991 - vitória do flamengo. Dos 103 campeonatos cariocas já disputados, 76 foram decididos em pontos corridos, 2 em quadrangulares, 10 em triangulares, 5 em campeonato de dois turnos, sem decisão e 27 em jogos decisivos. Portanto, sugiro que se mude o texto da wikipedia referente ao fla-flu ou este texto não passa de texto de propaganda visando construir uma imagem que não existe e uma suposta superioridade de uma equipe que não existe.

--Marciogama (discussão) 19h30min de 4 de março de 2009 (UTC)

Só mais uma coisa: O campeonato de 1969 também não teve final, sendo o fluminense campeão em pontos corridos, sendo que o último jogo do time no campeonato foi um botafogo 3 x 1 fluminense. Concluindo, houve apenas três anos em que o jogo flamengo x fluminense, e somente os dois times, decidiram diretamente o título: 1936, 1973 e 1991. Se a página não for alterada merece ser denunciada por inverdades em todo o texto.

O brincalhão do Alexandre M. B. Berwanger insiste em reverter minhas edições, sendo que reestruturei a página e tirei o que não era provado. Esse tal de Hugh Mc Ilvanney tem 23 hits no Google, e quando se digita "Hugh McIllvaney", tem 69. Detalhe: todas com a mesma frase e em português. Um correspondente do Observer teria mais que isso... Se o Alexandre não quer dar as fontes, peço que bloqueiem o artigo ou advertam-no, pois ele insiste em reverter minhas edições.

Vandalismo?[editar código-fonte]

O brincalhão do Alexandre M. B. Berwanger insiste em reverter minhas edições, sendo que reestruturei a página e tirei o que não era provado. Esse tal de Hugh Mc Ilvanney tem 23 hits no Google, e quando se digita "Hugh McIllvaney", tem 69. Detalhe: todas com a mesma frase e em português. Um correspondente do Observer teria mais que isso... Se o Alexandre não quer dar as fontes, peço que bloqueiem o artigo ou advertam-no, pois ele insiste em reverter minhas edições. Gcavaresi (discussão) 16h24min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)


Infelizmente há um utilizador (identificado apenas pelo IP 177.157.195.216), que continua a vandalizar várias páginas relativas ao Fluminense. E todas com as mesmas citações. Seria possível proteger as páginas? É inaceitável que isso aconteça. Se há dúvidas quanto ao que está inserido, vamos debater aqui, acertar o que deverá ser inserido e proteger a página. Esse ping-pong clubista é ridículo.

(Roberto Silveira (discussão) 18h15min de 1 de abril de 2013 (UTC))

Observações[editar código-fonte]

Evitem citar adjetivos aos usuários da wikipédia. Citar um usuário como "brincalhão", é uma tentativa de descredibilizar o usuário independente do conteúdo proposto ser verídico ou não. Há meios para a comprovação da verdade. Alterei imparcialmente informações inseridas a respeito do título brasileiro do Flamengo de 1987, em função da CBF ser o órgão oficial para deliberar quem são os campeões nacionais e não o Clube dos 13. Alterei a observação relativa ao título do Fluminense de 2002, em função da FFERJ não tê-lo reconhecido oficialmente a propósito de uma ação do Bangu, mas a mesma estar prescrita. A questão burocrática, não invalida o título. Vamos ser menos clubistas e mais historiadores. As questões em dúvida com relação aos dados do clássico, devem seguir os caminhos e regras da wikipédia e não a opinião pessoal.

Abraço a todos.

Roberto Silveira (discussão) 00h12min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Decisões da dupla Fla-Flu[editar código-fonte]

Tem gente inventando decisões que nunca aconteceram entre a dupla Fla-Flu, tentando criar um equilíbrio que não existe, alguns dos inventados, anos em que o Campeonato Carioca foi disputado por pontos corridos e o Flamengo foi campeão e o Fluminense vice, em pontos corridos, sem haver decisões e com os jogos decisivos sendo entre clubes que não os citados, como pode ser consultado na RSSSF, no Livro HISTÓRIA DO CAMPEONATO CARIOCA, entre muitos outros.

Quanto à ofensa acima, de torcedor palmeirense que nada entende do assunto e comparece a esta página para apagar informações do clássico e piorar a qualidade do artigo, eu lamento, pois dezenas de artigos publicados nA RSSSF BRASIL, além de inclusões da grande maioria das fichas técnicas de jogos que decidiram títulos em campeonatos cariocas na RSSSF BRASIL, me dão credibilidade sobre o assunto em pauta, assim como em dezenas de artigos sobre clássicos de vários estados e países que escrevi aqui na Wikipédia com neutralidade, apenas acrescentando e nunca apagando informações.

É lamentável o número de ofensas deste cidadão, que nada acrescenta de bom nesta página, só destrói, além de ofender alguém que ele não conhece e com dezenas de artigos publicados na Wiki e até em jornais esportivos, com anos de pesquisas sobre futebol.

Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 15h20min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Aliás, as tabelas dos campeonatos cariocas, a grande maioria com as fichas técnicas dos jogos que decidiram o título, podem ser consultadas pelo último link, no pé da página, a maioria acrescentada na RSSSF por mim, com a supervisão e participação de pesquisadores de vários clubes e aprovadada pela Diretoria da RSSSF Brasil, que conhece os assuntos em pauta.

Outra informação incorreta que acrescentam por ignorância ou vandalismo na página do Fla-Flu é que o título de 1936 foi dividido entre FFC e CRVG, quando aaconteceram dois campeonatos por ligas diferentes entre 1933 e 1937 (em 1937, inacabado na Liga amadora, da qual fizeram parte entre outros Botafogo e Vasco, antes de irem definitivamente para a Liga profissional em 1937, havendo portanto dois campeões por ligas diferentes entre 1933 e 1936 e não título "dividido", outra ignorância, pois o que aconteceu em 1907 pode ser classificado como co-campeões, pois não existe 0,5% campeão, assim como os 4 clubes que foram co-campeões do Torneio Rio-São Paulo em 1966, não são 0,25% campeões .

Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 15h28min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)


Caro Alexandr,e

Em nome da verdade há necessidade de alterar os dados dispostos neste artigo. A preferência clubística não tem nada a ver com as informações aqui postadas. O jogo que define o título no RSSSF é o último jogo que ocorre antes que o campeão seja conhecido. Não tem nada a ver com decisões nos moldes que são jogadas hoje. É preciso atentar, ao ler a RSSSF, ao número de jogos de cada time, que define se o campeonato foi de pontos corridos, decididos em triangulares, quadrangulares ou fases finais. Sugiro veementemente que o conteúdo seja alterado, em nome da verdade dos fatos.

--Marciogama (discussão) 20h02min de 4 de março de 2009 (UTC)


HUGH MCILLVANEY[editar código-fonte]

simplesmente NENHUM, NENHUM site em língua inglesa menciona "Hugh McIllvaney". Não é porque está num livro que necessariamente é verdade. Pesquisando o nome do sujeito só encontro sites em português atribuindo a mesma frase a ele, sem mais explicações... acho que isso deveria ser investigado a fundo. Sugiro que o senhor Alexandre me mostre algo que comprove a existência de tal homem.o comentário precedente não foi assinado por Gcavaresi (discussão • contrib.) --Jonas kam diga? 19h13min de 4 de fevereiro de 2010 (UTC)


Basta procurar na própria Wikipedia e você o encontrará.

http://en.wikipedia.org/wiki/Hugh_McIlvanney

(Roberto Silveira (discussão) 13h19min de 1 de abril de 2013 (UTC))

Decisões nos campeonatos cariocas: os Fla-Flus[editar código-fonte]

É costumeiro ouvir dos tricolores que, nas estatísticas dos Fla-Flus, o Fluminense tem muito mais vitórias em decisões. É uma clara sugestão que o Flamengo “treme” diante do Fluminense, quando “a coisa é pra valer”. Seria, sem dúvida, uma estatística importante para o amor próprio tricolor, pois todos sabem que, em termos de vitórias, gols e campeonatos, o Flamengo é superior. Considerando o último Fla-Flu (24 de abril de 2011), as estatísticas são as seguintes:

Número de jogos: 381 Vitórias do Flamengo: 134 Vitórias do Fluminense: 121 Empates: 126 Gols do Flamengo: 559 Gols do Fluminense: 516 Campeonatos do Flamengo: 32 Campeonatos do Fluminense: 30

Mas o que dizem os tricolores?

Os tricolores dizem que, nos campeonatos cariocas de 1919, 1936, 1941, 1946, 1969, 1973, 1983, 1984, 1985 e 1995 o “Fluminense ganhou a.decisão sobre o Flamengo”. E que as decisões favoráveis ao Flamengo foram em 1963, 1972 e 1991. Em outras palavras, 10 vitórias tricolores contra 3 vitórias rubro-negras! Acachapante, não é?

Esta história corre na Internet, é repetida em blogs de futebol, aparece nas discussões de bar, e os tricolores ficam com a voz embargada quando a mencionam. Ela está até na Wikipédia! E se você sugerir que pode haver um engano, os tricolores respondem com um “Isso é fato!”, ou então “Estes fatos têm sido ocultados pela Fla-Press!”. Ou ainda, ”Pesquise e você verá”.

Como eu tinha certeza que a maioria dos campeonatos cariocas do século passado – até o início dos anos 70 - tinha sido por pontos corridos, sempre achei estranha esta “estatística”.

Em campeonatos por pontos corridos, as decisões propriamente ditas (“senso estrito”) só acontecem em casos excepcionais, ou seja, quando dois clubes chegam ao final empatados, com o mesmo numero de pontos ou – se assim o regulamento manda - quando um ganhou o primeiro turno e o outro o segundo turno! Nestes casos, o desempate é determinado pelos pontos ganhos em uma, duas ou mesmo três partidas. Em um entendimento mais amplo (“senso lato”), pode-se também considerar que um clube “vence uma decisão”, se ele vencer a última partida do campeonato contra o rival e se este resultado lhe garantir o maior número de pontos.

Se mais de dois clubes chegam ao final empatados, temos normalmente um turno único entre os clubes para determinar qual clube será o campeão. Neste caso, já não existe “decisão”, pois ganha o clube que fizer mais pontos. O desempate é determinado pelo numero de pontos e não pelo confronto direto que chamamos de “decisão”. A exceção é quando a última partida decide o turno único através de uma vitória. Nesse caso, também temos uma decisão “senso lato”.

Resolvi então seguir a sugestão dos próprios tricolores e fui pesquisar. Usei o livro da própria Federação de Futebol do Rio de Janeiro, “História dos Campeonatos Cariocas de Futebol, 1906/2010” de Roberto Assaf e Clóvis Martins. Vejam os resultados:

1919: Campeonato simples, com turno e returno; o Fluminense foi o grande campeão, com 17 vitórias e apenas 1 derrota (para o São Cristóvão). Fez 34 pontos, contra 28 do Flamengo. O último jogo do Fluminense foi contra o América, quando ganhou por 4 x 1. O Fluminense foi o campeão por ter feito o maior número de pontos. Não houve decisão!

1936: Foram dois campeonatos, um da Liga Carioca de Futebol (LCF), ganho pelo Fluminense, e outro da Federação Metropolitano de Desportos (FMD), ganho pelo Vasco. O campeonato da LCF foi de 3 turnos. Flamengo e Fluminense acabaram o campeonato com 23 pontos cada um e houve então uma decisão em melhor de 3 jogos. Nesses três jogos, houve dois empates e 1 vitória do Fluminense. Houve uma decisão, que foi vencida pelo Fluminense.

1941: O campeonato de 1941 foi disputado em pontos corridos, por 10 clubes. Esses 10 clubes disputaram dois turnos (todos contra todos), nos quais 6 se classificaram para dois outros turnos finais (turno e returno, todos contra todos). O Fluminense somou 45 pontos, o Flamengo 44 e o Botafogo 39. A última partida foi um empate (2 x 2). Não houve decisão

1946: O campeonato foi disputado por 10 clubes (todos contra todos), em turno e returno. Houve empate no numero de pontos entre América, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Esses 4 clubes realizaram então jogos entre si (todos contra todos), em turno e returno. O ultimo jogo do Fluminense foi contra o Botafogo O Fluminense somou mais pontos e foi o campeão. Não houve decisão!

1963: Campeonato simples, com turno e returno; o Flamengo foi o campeão, ao empatar a última partida do segundo turno (0 x 0) com o Fluminense. É evidente que o 0 x 0 do segundo turno foi uma partida que levou muito publico ao Maracanã, pois era a última do returno. O Flamengo tinha 38 pontos e o Fluminense, 37. Com o empate, o Flamengo foi a 39 e o Fluminense foi a 38. Mas a partida foi apenas mais uma em um campeonato de turno e returno. Não houve decisão!

1969: O campeonato deste ano teve uma fórmula estranha, sendo disputado por 12 clubes no turno e por 8 no returno, todos contra todos. O Fluminense perdeu na última rodada para o Botafogo (3 x 1), mas fez mais pontos que o Flamengo e foi o campeão. Não houve decisão!

1972: Outro campeonato de fórmula estranha. No primeiro turno, eram 12 clubes. Depois, um segundo turno com 8 clubes e um terceiro turno, que funcionou como o returno do segundo turno (!). Assim, os 8 clubes jogaram todos contra todos. O Flamengo ganhou a Taça Guanabara, o Fluminense ganhou o segundo turno e o Vasco ganhou o terceiro turno. Estes três clubes determinaram o campeonato em um triangular de turno único. O Flamengo somou mais pontos e foi o campeão. Houve um turno único entre os clubes empatados para determinar qual clube seria o campeão. A última partida (Flamengo 2 x 1 Fluminense) foi decisiva!

1973: Foi provavelmente o campeonato com a formula mais confusa de todos os tempos. Eram 12 clubes no turno (todos contra todos), 8 no returno (todos contra todos) e 8 no terceiro turno (dois grupos de 4, um grupo jogando contra o outro grupo!). O Flamengo ganhou o turno, o Fluminense o returno e o Vasco, por ganhar uma das chaves do terceiro turno, fez uma partida extra com o Flamengo. Houve empate em tal partida e o Vasco foi eliminado. O Fluminense ganhou um ponto de vantagem por ter ganho o outro grupo do terceiro turno e, ao ganhar o jogo extra com o Flamengo, foi o campeão. Houve uma decisão, que foi vencida pelo Fluminense.

1983, 1984 e 1985: Estes três campeonatos tiveram a mesma fórmula e o mesmo processo para determinar o campeão. Foram 12 clubes, em turno e returno, todos contra todos. O campeão do primeiro turno (Taça Guanabara), o campeão do segundo turno (Taça Rio) e o clube com o maior número de pontos se classificariam para um turno único. Em 1983, o Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara, o Fluminense foi o campeão da Taça Rio e o Bangu fez a maior pontuação do campeonato. No triangular de turno único, o Fluminense fez o maior numero de pontos. Em 1984, o Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara, o Vasco foi o campeão da Taça Rio e o Fluminense fez a maior pontuação do campeonato. No triangular de turno único, o Fluminense fez o maior numero de pontos. Em 1985, o Fluminense foi o campeão da Taça Guanabara, o Flamengo foi o campeão da Taça Rio e o Bangu fez a maior pontuação do campeonato. No triangular de turno único, o Fluminense fez o maior numero de pontos. Em 1983, o jogo final foi Flamengo 2 x 0 Bangu. Em 1984, o jogo final foi Fluminense 1 x 0 Flamengo. Em 1985, o jogo final foi Fluminense 2 x 1 Bangu. Nos três campeonatos houve um turno único entre os clubes empatados para determinar qual clube seria o campeão! A última partida do campeonato de 1984 (Fluminense 1 x 0 Flamengo) foi decisiva!

1991: O campeonato foi disputado em turno e returno, por 12 clubes. O Fluminense foi o campeão da Taça Guanabara, o Flamengo foi o campeão da Taça Rio. Os dois clubes disputaram então duas partidas - um empate em 1x1 e uma vitória do Flamengo por 4x2 - e o Flamengo foi o campeão. Houve uma decisão, que foi vencida pelo Flamengo.

1995: O campeonato foi disputado por 16 clubes. Os clubes formam divididos em 2 grupos e jogaram em turno e returno. Os 4 melhores de cada grupo participaram então de um octogonal jogado em turno e returno. A última partida do octogonal (Fluminense 3 x 2 Flamengo) foi decisiva!

1996-2011: Não houve “decisões de campeonatos” entre Flamengo e Fluminense.

Conclusão: aconteceram apenas 3 decisões “senso estrito”, 2 vencidas pelo Fluminense (1936 e 1973) e 1 vencida pelo Flamengo (1991). Houve também três decisões “senso lato”, 2 vencidas pelo Fluminense (1984 e 1995) e uma vencida pelo Flamengo (1972).

Eu realmente não entendo por que o pessoal da Wikipedia insiste em colocar na página do Fla-Flu uma história que não é verdadeira. Acho que isto depõe contra a Wikipedia, lançando sérias dúvidas sobre a qualidade do trabalho de tanta gente.

Lucas Camargo, Maio de 2011

Atenção: Este texto não viola QUALQUER direito de autor, pois é uma análise que eu fiz. Peço ao Sr André Koehne que não toque no que não lhe diz respeito. Qualquer nova edição será considerada VANDALISMO.

Decisões dos campeonatos cariocas: alterações inaceitáveis[editar código-fonte]

O Sr Viniciusmc está fazendo alterações/inclusões no texto em questão sem informar a origem dos dados incluídos. Isto é TOTALMENTE inaceitável. Peço, encarecidamente, que pare com o que considero um VANDALISMO!

Decisões[editar código-fonte]

Você não tem fatos, Lucas Camargo. Pare com isto. Você coloca um título de livro que supostamente contém uma opinião do flamenguista Roberto Assaf como fonte. Em 95, por exemplo, Fla e Flu fizeram o último jogo do campeonato, se o Fla ganhasse ou empatasse seria campeão, se perdesse (como perdeu) o campeão seria o Flu. Se isso não é decisão, o que é decisão? Ramón Martins (discussão) 18h42min de 25 de janeiro de 2012 (UTC)

=======================[editar código-fonte]

Peço que vc leia a minha análise. Você verá que não se trata de opinião do autor do livro e sim dos FATOS mostrados no livro. O autor do livro não faz qualquer menção a vitórias deste ou daquele clube em "decisões". Ele apenas relata os resultados de campo. A análise é minha, baseda em tais fatos. O que eu acho realmente difícil de aceitar é que você apresente uma versão SEM FATOS e venha dizer que eu não tenho fatos, quando eu apresento um livro que descreve o que EFETIVAMENTE aconteceu. Parece-me irracional. Finalmente, creio que nós temos uma diferença de opinião quanto ao que é uma decisão. Novamente peço que vc leia com atenção a minha análise. Lucas Camargo (discussão) 16h04min de 31 de janeiro de 2012 (UTC)


Eu já acho que de fato quando dois times chegam na última rodada com pontos iguais, e, daquele jogo sairá o campeão, é verdadeiramente uma decisão. Talvez não seja uma final de "mata-mata", mas é sim uma decisão. Pois se não fosse assim, o Uruguai em 1950 não teria sido campeão em uma "decisão" contra o Brasil, pois essas duas seleções disputavam um quadrangular com Suécia e Espanha.

Valderi Felizado da Silva


Finalmente você confessou que o Assaf não faz menção a estatísticas de finais, e que, portanto, seu livro não pode ser considerado fonte (ou validação) para a sua análise, como você mesmo a descreveu. É, nossas visões são mesmo bastante distintas. A minha considera decisões aqueles jogos que definem o campeão, com os dois times na disputa. Ramón Martins (discussão) 19h39min de 31 de janeiro de 2012 (UTC)

Eu não "confesso" absolutamente nada....Eu apenas me prendo aos fatos. E os fatos são claros como agua pura. NÃO ACONTECERAM AS TAIS DECISÕES! Fico com pena que a Wikipedia use tais "versões apelativas", mas também não vou mais gastar meu tempo com algo pequeno assim. Uma pena...Lucas Camargo (discussão) 14h48min de 30 de março de 2012 (UTC)

A wikipedia foi desrespeitada com um texto tendencioso escrito por um tricolor. Só assim o fluminense ganha alguma coisa, mentindo, inventando!

Infobox[editar código-fonte]

De acordo com a contagem oficial (ou mais difundida) o clássico já foi disputado 391 vezes, mas por que diabos a {{Info/Futebol/clássico}} não está considerando esse número e só está contanto até 390? Alguém que souber a causa desse erro por favor corrija para que a informação apareça corretamente. Eu sinceramente não descobri a razão. Abraços Jonas kam disc | cont ) 19h58min de 18 de fevereiro de 2013 (UTC)

Jonas, essa "bala" foi fácil: 390 = 139 vitórias do Flamengo + 124 vitórias do Fluminense + 127 empates. Abraços Mwaldeck msg 20h31min de 18 de fevereiro de 2013 (UTC)
Esqueci de mencionar o principal: a predefinição não usa mais o parâmetro "total" e sim realiza a soma dos outros 3 parâmetros ("vitorias1", "vitorias2" e "empates"). O erro estava no número de empates: 128 (e não 127). Fiz o ajuste. Observe que o mesmo acontece para o nº de gols: soma de "gols1" e "gols2". Abraços Mwaldeck msg 20h40min de 18 de fevereiro de 2013 (UTC)
Ah, nem me passou pela cabeça que a infobox considera a soma dos três parâmetros. Se eu tivesse prestado atenção no documento da predefinição talvez perceberia que esse parâmetro jogos não existe, apesar de constar no exemplo. É a vida, agora vou ficar cinco centavos mais pobre! Jonas kam disc | cont ) 03h38min de 19 de fevereiro de 2013 (UTC)