Discussão:Fotografia panorâmica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre a seção "História", hoje ela está dividida em Panoramas na pintura e Panoramas na fotografia. Penso que seria mais adequado simplesmente iniciar a história da fotografia panorâmica mostrando sua origem já nas pinturas. A proposta da página, pelo seu título, é falar de Fotografia Panorâmica e não de pintura. Da forma como está parece que há um trecho com a história da pintura panorâmica e outra da fotografia panorâmica.

Sobre a seção "Tipos" penso que deveria se falar sobre os "tipos de projeção" de fotografias panorâmicas e não os tipos de fotografias panorâmicas. A partir de uma mesma panorâmica esférica, que indica que o panorama é completo, abrangendo 360x180 graus, pode se gerar projeções como a estereográfica, equirretangular, cilíndrica, etc. A cilíndrica inclusive não necessariamente é cortada, como mencionado. É possível gerar uma projeção cilíndrica da esfera completa. Eu diria que os tipos de fotos panorâmicas podem ser completos ou parciais - já partindo da premissa de que para ser chamado de panorama tem que ter proporções iguais ou mais largas que 2x1 - embora não haja um marco para definir onde acaba o "ângulo grande", como bem mencionado no início do texto. Continuando, após os tipos - completo ou parcial - tem-se a projeção, que tem mais tipos que os já mencionados na página.

Tomo como base para meus argumentos minha experiência com fotografia panorâmica, que pode ser referida em meu blog: http://cartola.org/360