Discussão:Giambologna

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Substituição de imagem[editar código-fonte]

Image:FloArch0.jpg era a imagem antiga, mas a obra não é tão significativa da produção do artista como o Hércules e Nesso. tetraktys 03h30min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

o texto antigo era: "Jean de Boulogne' (1529-1608), escultor flamengo a quem os italianos chamavam Giovanni da Bologna ou Giambologna. Impôs a si mesmo a tarefa de realizar o impossível: uma estátua que superasse o peso da matéria inerte e criasse a sensação de um vôo rápido pelo ar. e, em certa medida, foi bem sucedido. Seu famoso Mercúrio toca o chão apenas com a ponta do pé melhor dizendo, não o chão, mas uma golfada de ar que sai da boca de uma máscara que representa o Vento Austral. A estátua, como um todo, está tão cuidadosamente equilibrada que parece pairar no ar - quase correndo através dele com ligeireza e graciosidade. Talvez um escultor clássico, ou até Miguel Ângelo, pudesse considerar esse efeito inconveniente para uma estátua que deveria recordar-nos o pesado bloco de material de onde foi extraída e modelada; mas Giambologna, não menos que Parmigianino, preferiu desafiar essas bem-estabelecidas regras e mostrar que efeitos surpreendentes podiam ser obtidos".

estava poético demais, na minha opinião, e refundi e ampliei num estilo mais objetivotetraktys 03h54min de 17 de Junho de 2007 (UTC)