Discussão:Gramática

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Gramáticas específicas: exercícios etc.[editar código-fonte]

Caro colega,

Se você é wikipedista, quero crer que andou a esquecer de assinar a sua mensagem. É bom que o faça (a política da Wikipédia prescreve-o), até para não nos falarmos — diga-se — anonima, ainda que seja unisagitalmente.

Se não for wikipedista, pode tornar-se membro, bastante a sua inscrição em moldes da "Casa".

De qualquer forma, vamos ao mérito do seu pedido: não se chateie, nem perca o saudável apreço pela também sua Wikipédia, mas NÃO é objeto de um artigo como este "passar exercícios de gramática (…)". Não ESTE artigo, que — você certamente o percebeu — cuida de aspectos conceituais, conectivos, estruturais, hierárquicos, históricos… enfim, uma teoria geral da matéria em apreço, no caso presente, a Gramática. O que se constata pela leitura, passo-a-passo, do artigo que ainda se vai delineando, sem, contudo, haver-se concluído.

Isso não obsta, naturalmente, a que venha a existir um artigo específico (ou mais…) a cuidar dos desejados exercícios. Naturalmente, dentro de uma "boa e santa ordem", dentro do contexto de cada idioma/língua — creio, ao seu pedido, o Português.

Quem sabe seja exatamente você o autor desse almejado artigo?… Abraço!

EgídioCampos, 2006.12.19, 13
05 UTC.

Frase inadequada[editar código-fonte]

Estas duas acepções distintas remetem aos conceitos de Gramática Prescritiva ou Normativa, que impõem determinados Comportamentos lingüísticos como corretos, marginalizando outros por não fazerem parte da prática lingüística daqueles que não são os "barões ou doutos".

Eu creio, que o texto marcado não pode ser avaliado como imparcial, já que ele despreza "barões ou doutos". Eu aconselho a seguinte forma: marginalizando outros, que não se enquadram nos padrões indicados por essas.

Desde já agradeço vosso atenção. o comentário precedente não foi assinado por Elohim duncan (discussão • contrib.) 8h40min de 9 de Dezembro de 2007