Saltar para o conteúdo

Discussão:Igreja de São Rosendo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São Rosendo

Rosendo de Celanova, Rosendo Guterres, Rudesindus

Nasceu no concelho de Santo Tirso, actual Portugal, em 907, filho de um companheiro de armas de Afonso III de Leão. Terá sido baptizado na igreja de São Miguel do Couto, em Santo Tirso. Com 18 anos apenas, foi feito bispo de Mondoñedo, na galiza, actual Espanha. Consolidou a paz, reconstruiu os mosteiros e igrejas, apaziguou clero e nobreza, libertou os escravos.

Escolhido para bispo de [Dume] [1], nos arredores de Braga, visitou longamente as regiões da Galiza e de Entre-Douro-e-Minho, tornando-se modelo de fé, humildade, confiança em Deus

Foi o fundador de vários mosteiros que tiveram um importante papel civilizador do Noroeste Peninsular, donde se destaca um dos mais célebres mosteiros beneditinos da Galiza, [São Salvador de Celanova][2], na diocese de Ourense, habitado por uma comunidade modelo e procurado por bispos, condes, monges e muitos, muitos fiéis. Nesse mosteiro se retirou em 944 depois de renunciar ao bispado, mas em 970 foi chamado a administrar a diocese de Compostela, quando a região era assolada por invasões normandas.

Morreu em Celanova, no dia 1 de Março de 977. [3]

Vide em galego [San Rosendo]http://gl.wikipedia.org/wiki/San_Rosendo