Discussão:Imagem por ressonância magnética

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Não confundir Tomografia com Ressonância magnética, o tomógrafo trabalha com Raios-X, a ressonância magnética não. Ou seja, o equipamento de ressonância magnética não emite radiação de reaios-x somente radiofreqüência na ordem de 63 MHz (VHF), além de forte campo magnético gerado pelo supercondutor. Por isso, para se fazer a manutenção de um equipamento de ressonância magnética é preciso bombear o Hélio líquido para abaixar o campo. Em alguns casos, se forem utilizadas ferramentas adequadas de Aço Inoxidável amagnético e titânio não há a necessidade do bombeamento do hélio líquido, embora haja risco do engenheiro de manutenção se ferir se algum objeto metálico for esquecido nas imediações. No caso do tomógrafo, este não utiliza supercondutor e campo magnético, e sim uma ampola de raios-x. Geralmente a confusão da nomenclatura ocorre por erros de tradução e interpretação.Angeloleithold 01:10, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Advogo ainda, persistente e coerentemente, que tomografia é toda técnica de diagnóstico médico em que se formam imagens através de quaisquer métodos de sensoriamento remoto usando radiações. Angelo, note bem, se fosse como voce afirma, por que a técnica chamada PET (positron emission TOMOGRAPHY) tem no nome o designativo TOMOGRAFIA? Voce por acaso está afirmando que TOMOGRAFIA é um tradução errônea (especificamente falso cognato) para TOMOGRAPHY? Então qual é a tradução de TOMOGRAPHY? Gostaria de adiantar que o que voce chama de tomografia é a CAT (computerized axial tomography). Vê-se pelo "axial" que poderia, pelo menos em pricípio, hvaer outras formas de tomografia. Quero crer que seja axial porque a pessoa entra na máquina deitada ao longo de seu eixo maior. Em termos médicos, percorrendo a pessoas em cortes (vituais, por favor) tranvesrsais. Nada, a não ser talvez a comodidade e praticidade, impediriam de se introduzir a pessoa em um tomografo de lado, se o mesmo tivesse geometria diferente, traçando assim de forma direta seções sagitais do corpo humano. Para finalizar, a etimologia da palavra tomografia sugere que seja o registro ("GRAFIA") em pedaços ("TOMO"). Daí, pelo nome tão-somente, não vejo porque restringir o nome TOMOGRAFIA só à tomografia axial computadorizada, cujo nome está associado somente ao raio-x (talvez por acidente ou preferência subjetiva). Enfim, peço que da próxima vez não seja tão categórico quando faz certas afirmações, porque sempre se pode errar.

http://www.radiologyinfo.org/content/petomography.htm

http://science.howstuffworks.com/nuclear-medicine2.htm

http://www.positron.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Positron_emission_tomography

www_answers_com/topic/positron-emission-tomography

http://www.valleymetabolicimaging.com/whatispet.htm

http://www.fda.gov/cder/regulatory/pet/default.htm

Nos "links" acima colocados, existe uma amostra ínfima onde se ve a explicação do termo PET. Será que ainda pode subsistir sua alegação?

--EDULAU 07:34, 13 Maio 2006 (UTC)

Sinto informá-lo Eduardo que mantenho o que afirmo. No Brasil é feita sim a diferenciação emtre Ressonância Magnética e Tomografia exatamente da forma que descrevi. Portanto está encerrada a discussão.Angeloleithold 01:11, 11 Junho 2006 (UTC)
Angeloleithold o senhor da mensagem acima está correto. TOMOGRAFIA é um termo genérico. Não há diferença entre o termo utilizado no Brasil e no resto do mundo. Tenha mais atenção antes de efetuar afirmações sem ter o devido conhecimento. Anônimo, não assinou.
Sinto informar que esta é a minha profissão, portanto, sei o que estou escrevendo. No Brasil é feita distinção sim entre tomografia e ressonância magnética sim. Mesmo que errônea, mas é feita sim. Portanto mantenho o que afirmo em bases firmes e profissionais.

O resto é polêmica inócua, e não vou ficar perdendo tempo com isto, pois tenho mais o que fazer... retirar vandalismos, corrigir a (péssima) ortografia de alguns artigos, verificar inserções de qualidade duvidosa, além de ter que ficar tutoreando novos colaboradores que não se submetem às regras decididas democraticamente pela comunidade da Wikipédia. Por favor, favor assinar após comentários, e não se esqueça dos cookies... Um abraço. Obrigado. Discussão encerrada.Angeloleithold 16:05, 11 Junho 2006 (UTC)

Não acendendo a discussão, mas somente para ilustrar:

Do conceituado dicionário Aurélio Buarque de Hollanda: [De tom(o)- + -grafia.] S. f. Radiol. 1. Processo especial de exame radiológico que demonstra, com minúcia, imagens de órgãos existentes num plano predeterminado, diminuindo ou eliminando pormenores de imagens presentes em outros planos; planigrafia, estratigrafia. u Tomografia computadorizada. Radiol. 1. Forma de tomografia baseada na detecção, mediante equipamento próprio, de raios X transmitidos através de uma seção do corpo, deslocando-se a fonte emissora desses raios X em segundo movimento circular, e permanecendo o eixo do feixe de raios X, sempre, no mesmo plano. O instrumental inclui um computador acoplado, que reconstrói a imagem topográfica com base nos dados transmitidos e segundo um programa previamente estabelecido, além de gravá-la na memória e transmiti-la para um sistema de televisão. Ressonância 3. Fís. Transferência de energia de um sistema oscilante para outro quando a freqüência do primeiro coincide com uma das freqüências próprias do segundo. u Ressonância magnética. Equipamento de geração de imagens por eletromagnetismo. 1. F. red. de espectroscopia de ressonância magnética nuclear, utiliza forte campo magnético gerado por supercondutor. [A loc. é empregada esp. em medicina.] u Ressonância magnética nuclear. Ver Spin. 1. O fenômeno que é empregado na espectroscopia de ressonância magnética nuclear. 2. F. red. de espectroscopia de ressonância magnética nuclear.

u Ressonância nuclear magnética. Ver Física Nuclear. 1. Ressonância magnética nuclear. Imageologia gerada pela decodificação de sinais de radiofreqüência utilizada em especial na medicina.OOOps, esqueci de assinar, me desculpem.Gandhiano 02:48, 6 Julho 2006 (UTC)

Oi Galera! Angelo, gostaria que você tivesse uma mente mais aberta para aceitar certos argumentos e não fosse tão cabeça dura em observar o inóquio da impostura. Aceite certos argumentos humildemente, se não tens provas concretas. Isaac Newton, o proprio, não esqueci de assinar. Valeu Gandhi!--201.29.217.216 02:31, 22 Fevereiro 2007 (UTC)