Discussão:Industrialização

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Início da Industrialização       



O Quadro Político no Senado do Império;

A Influência da Revolução Industrial Européia

O quadro político no Senado era influenciado por senadores proprietários rurais ou ligados ao escravismo e ainda pelos que se dedicavam às questões políticas e administrativas. Enquanto a Revolução Industrial se difundia na Inglaterra e outros países europeus, o modelo econômico brasileiro mantinha-se escravista para alimentar o capital mercantil, exportando principalmente açúcar e café.


A Busca da Industrialização e Modernização da Economia

O empenho de D. Pedro II em patrocinar a introdução de inovações tecnológicas no Brasil e o espírito empreendedor do Deputado Irineo Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, favoreceram a industrialização e o crescimento econômico do Império. Na segunda metade do século XIX, a exploração da borracha promoveu a ocupação da Amazônia e a expansão da cafeicultura levou a maior estabilidade econômica.

  Foram criadas mais de 80 companhias, quase todas com subvenções e outros privilégios do Governo. Foram construídas as primeiras estradas de ferro, implementadas linhas de navegação a vapor, instalado o telégrafo nas principais cidades do país e lançado o cabo submarino que ligou o Império ao continente europeu.


O Banco do Brasil incentivou a industrialização, pioneirismo devido ao Senador Visconde de Sousa Franco, Ministro da Fazenda, que facilitou o crédito e incentivou as empresas e a concorrência. Sob a presidência de outro senador, o Visconde de Itaboraí, o banco multiplicou suas agências pelo país.

As Transformações Políticas do Brasil

À mesma época, culminava o movimento abolicionista e ocorriam reformas eleitorais, estendendo a elegibilidade e o direito de voto dos brasileiros – inclusive os não-católicos e os escravos libertos.

A industrilização nos dias atuis nos traz grades lucros por suas reformulações e descobertas exepcionais que são fundamentais para o avanço em tecnologias diversas. [Ezequiel ferreira rocha