Saltar para o conteúdo

Discussão:Instituto Nacional de Educação Física

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 25 de julho de 2011 de 89.153.165.178

O Instituto Nacional de Educação Física (INEF) foi uma escola superior não universitária, a exemplo do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, da Escola Naval, da Academia Militar e do Curso de Arquitectura das Escolas de Belas-Artes do Porto e de Lisboa. Aliás, aquando da criação do ISEF da Universidade Técnica de Lisboa e do ISEF da Universidade do Porto ((Decreto-Lei n.675/75, de 3 de Dezembro), a legislação que os criou refere-se ao INEF como “escola superior não ligada a nenhuma universidade” (sic.).

Aliás, o Decreto n. 36507/47, de 17 de Setembro, que estabeleceu as diversas alíneas do 7.º ano dos liceus que davam acesso ao ensino superior, na respectiva alínea f) especificava os seguintes cursos: Medicina, Ciências Matemáticas, Físico-Químicas, Geo-Físicas, Geológicas e Biologia, Eng.º Geógrafo das Faculdades de Ciências, Faculdade de Engenharia, Escolas Militares, Instituto Superior de Agronomia, Veterinária, Farmácia e INEF.

Acontece que o INEF, até então integrado na Direcção Geral dos Desportos (maneira subtil de o controlar pondo-o ao serviço da doutrina de Salazar: “Há que reagir pela verdade da vida que é trabalho dando aos portugueses pela disciplina da cultura física o segredo de fazer duradoura a sua mocidade em benefício de Portugal”), através do Decreto-Lei 408/71, de 27 de Setembro, foi integrado na Direcção-Geral do Ensino Superior.

Além do INEF, existiam à altura os cursos médios de Instrutores de Educação Física de Lisboa e do Porto que exigiam como condição de acesso o antigo 4.º ano dos liceus. --89.153.165.178 (discussão) 00h04min de 25 de julho de 2011 (UTC)Rui Baptista 25/07/2011 1 horaResponder