Discussão:James Watt

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


James Watt, Henry Moudslay e Whitworth


Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, os meios de produção como teares e afins foram adaptados a nova realidade.

O também inglês, Henry Moudslay adaptou a nova maravilha a um torno criando o primeiro torno a vapor. Essa invenção não só diminuia a necessidade de mão de obra, uma vez que os tornos podiam ser operados por uma pessoa apenas, como também fez com que a mão de obra se tornasse menos especializada.


A medida que a manufatura tornava-se mais mecânica e menos humana as caras habilidades dos artesões eram substituídas por mão de obra barata. Isso deu condições para que Whitworth em 1806 mantivesse uma fábrica com 700 funcionários e 600 máquinas ferramenta. Moudslay e Whitworth ainda foram responsáveis por várias outras mudanças nos tornos da época, como o suporte para ferramenta e o avanço transversal.

A reta final

- 1906: O torno já tem incorporada todas as modifiaçõs feitas por Moudsley e Whitworth. A correia motriz é movimentada por um conjunto de polias de diferentes diâmetros, o que possibilitabava uma variada gama de velocidades de rotação. Sua propulsão era obtida através de um eixo acionado por um motor, o que fixava a máquina a um local específico.

- 1925 o torno paralelo: O problema de ter de fixar o torno é resolvido pela substituicáo do mesmo por um motor elétrico nos pés da máquina. A variação de velocidades vinha de uma caixa de engrenagen e desengates foram postos nas sapatas para simplificar alcances de rotação longos e repetitivos. Apesar de apresentar dificuldades para o trabalho em série devido a seu sistema de troca de ferramentas é o mais usado atualmente

- 1960 o torno automático: Para satisfazer a exigência de grande rigidez criou-se uma estrutura completamente fechada. A máquina é equipada com um engate copiador que transmite o tipo de trabalho do gabarito através de uma agulha.

- 1978 o torno de CNC: Apesar de não apresentar nenhuma grande mudança na sua mecânica, o torno de CNC como é chamado substituiu os mecanismos usados para mover o cursor por microprocessadores. O uso de um painel permite que vários movimentos sejam programados e armazenados permitindo a rápida troca de programa.

Reginaldo de Oliveira Marques.

Pelo menos boa parte do texto (biografia) foi copiado de: Perdi a matéria - seria interessante, os editores, refazer o texto.--Reynaldo Brasil 00:54, 18 Janeiro 2007 (UTC)