Discussão:José de Anchieta

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José de Anchieta não matar Jacques Le Balleur[editar código-fonte]

Após a expulsão dos franceses da Guanabara, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega teriam instigado o Governador-Geral Mem de Sá a prender em 1559 o alfaiate Jacques Le Balleur, e a condená-lo à morte por professar "heresias protestantes". Em 1567, Jacques Le Balleur foi preso, e conduzido ao Rio de Janeiro para ser executado, mas o carrasco teria recusado a executá-lo. Diante disso, Anchieta o teria estrangulado com suas próprias mãos. O episódio é contestado como apócrifo pelo maior biógrafo de Anchieta, o padre jesuíta Hélio Abranches Viotti, com base em documentos que, segundo o autor, contradizem a versão. Investigações históricas, baseadas em documentos da época (correspondência de Anchieta e manuscritos de Goa) revelam que o huguenote não morreu no Brasil; na verdade foi conduzido a Salvador, na capitania da Bahia, e daí mandado a Portugal, onde teve o seu primeiro processo concluído em 1569. Em um segundo processo no Estado Português da Índia, em 1572, foi finalmente condenado pelo tribunal da Inquisição de Goa.

Veja aqui: Conheça a vida do Beato José de Anchieta, fundador de cidades, missionário gramático, poeta, teatrólogo e historiador, ¿ANCHIETA MATOU COM SUAS MÃOS AO SANTO JACQUES LE BALLEUR?.--83.49.251.144 (discussão) 11h08min de 4 de abril de 2014 (UTC)[responder]

O sobrenome "Anchieta" NÃO é uma castelhanização do basco Antxieta ou Antxeta.

Anchieta is the original old basque and spanish term (by centuries) against the modern basque-euskara batua, invented. modified or created artificially by Sabin Etxea (Sabino Arana) and other persons in the north of the Iberian Peninsula, from 1890's to 1968 from UPSIDE DOWN.
comentário não assinado de 83.38.203.242 (discussão • contrib) 17h28min de 5 de setembro de 2015‎ (UTC)[responder]

@83.38.203.242: Se você tem fontes, pode corrigir o texto ou pode colocar as fontes aqui, para verificarmos.
PauloMSimoes (discussão) 18h03min de 5 de setembro de 2015 (UTC)[responder]