Discussão:Lista de religiões e tradições espirituais

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acho que a distribuição das religiões da versão em inglês está bem melhor. Especialmente no que se refere às diversas denominações cristãs, objeto de um artigo à parte. Na medida do tempo disponível, procurarei traduzir o artigo em inglês, e adaptar ele. Scott MacLean 07:31, 17 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

Se a página que você está se referindo é esta http://en.wikipedia.org/wiki/Religions_of_the_world, concordo, realmente está bem melhor. Jurema_Oliveira 05:49, 17 Abr 2004

Sim, é essa ligação mesmo. Scott MacLeanScott MacLean

Sobre a Teosofia, incluída aqui como religìão, não estou certa se os seguidores a consideram como tal. --Lígia Prado 04:02, 4 Dez 2004 (UTC)

Concordo! Se ninguém se opuser irei retirar. -- Lotus 19:31, 14 Novembro 2005 (UTC)


Zark Khullah
Acredito também ser melhor a versão em inglês, porém acho que poderíamos melhorá-la mais ainda. O ideal seriam divisões hierárquicas entre as religiões. Por exemplo: eu não saberia especificar exatamente, mas mostrar a relação entre judaísmo, cristianismo, como evoluiu para protestantismo. Os evangélicos são de que "ramo"? E os adventistas? E as igrejas quadrangulares? Seria interessante mostrar isto, e mais ainda com quem "inventou", ou profetizou, quando, onde, "porque", etc.
Existem características classificáveis também, entre elas. Exemplo: politeísmo. Sabiam que aton foi o primeiro deus monoteísta da história? Profetizado por Akhenaton ou Tutankamon III. Ou acham que isto tudo deveria estar em história das religiões?
13:20, 02 Novembro 2006

Ciência Cristã[editar código-fonte]

BREVE HISTÓRICO DA CIÊNCIA CRISTÃ.

Em 1866, após uma cura, MARY BEKER EDDY compreendeu que as obras de Jesus estavam fundamentadas numa mlei divinamente estabelecida e aplicável a qualquer época. A essa lei deu o nome de "Christian Science". Como fruto desse estudo, e após comprovar na prática a validade de sua descoberta, Mary B. Eddy escreveu o livro "CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS", onde expôs completa e detalhadamente essa Ciência. Com o objetivo de divulgar a Christian Science e de publicar suas obras, a Sra. EDDY fundou a Igreja de Cristo, Cientista e a The Christian Science Publishing Society. Esta revista contém artigos, testemunhos e ditoriais que ilustram e corroboram o que é ensinado na Bíblia e em "Ciência e Saúde".

(Texto retirado da Revista ARAUTO, publicado mensalmente pela Sociedade Editora da Christian Science, One Norway Street, Boston, Massachusetts, U.S.A.)

O Espiritismo é cristão[editar código-fonte]

Eu coloquei o Espiritismo da lista de religiões cristãs, já que ele segue os ensinamentos de Jesus. O Espiritismo não pode ser considerado não-cristão pelo fato de não seguir conceitos construidos no Concilio de Nicéia e dogmas que vão contra a razão e a lógica(não concordo..rsrs).

==========================================================================[editar código-fonte]

Discordo. O Espiritismo não pode ser considerado cristão, pois não acredita ne ressurreição física de Jesus Cristo, e por não acreditar que Cristo é Deus que se tornou um ser humano para nos libertar do poder do pecado presente na natureza humana. Ora, o Cristianismo não seria Cristianismo sem a crença na ressurreição física de Cristo.

O que vale é o que eles mesmos se consideram. O termo "cristianismo" significa que a doutrina tem base nos ensinamentos de Jesus Cristo, apenas. Se eles se consideram uma seita do Cristianismo, então eles são cristãos. Fábio 13h36min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Cristão é aquele que entende a beleza e se esforça em seguir os ensinamentos do Cristo, o que é muito mais importante do que acreditar nos dogmas impostos pela Igreja, portanto o Espiritismo é cristão. Uma correção do ultimo comentário: o Espiritismo não é uma seita. Guirf 21h11min de 2 de Novembro de 2007 (UTC)Guirf
  • O Espiritismo deveria estar inserido no mesmo tópico do Cristinismo como as Testemunhas de Jeová ou o Catolicismo. Trata-se de uma doutrina que acredita e aceita Jesus Cristo.

Arlindo 88 (discussão) 18h05min de 28 de Março de 2008 (UTC)

De modo algum, o espiritismo nega pelo menos 40 crenças católicas e umas 30 verdades cristãs, aceitas pelas igrejas católicas e protestantes. Não basta só acreditar em Jesus Crsito para ser cristão.

O que importa é que eles acredita em jesus não é? :P 

emobra eles nem sigam direito a biblia....

Cristianismo e Espiritismo[editar código-fonte]

Em relação ao comentario "o espiritismo nega pelo menos 40 crenças católicas e umas 30 verdades cristãs": Negar crenças católicas não faz uma doutrina menos cristã, pelo contrário, pode torna-la ainda mais cristã! Isso porque a Igreja Cátolica está impregnada de dogmas irracionais, crenças contraditórias e atos nada cristãos, cometidos em sua história imunda. Existem conceitos da teologia católica que foram criados muito depois da morte do Cristo, e muitos deles são adaptações de outras doutrinas, mais antigas. E quanto a essas "verdades cristãs", elas nada mais são do que criações feitas nos concílios, portanto não são ensinamentos de Jesus, e obviamente uma doutrina não precisa seguir "verdades" criadas pela Igreja para ser cristã. Cristão é aquele que acredita e tem como guia os ensinamentos de Jesus. Portanto, o Espiritismo é cristão. New Master (discussão) 01h13min de 23 de Abril de 2008 (UTC)

O que é a Teosofia? E porque nao e considerada religião? Quais as acções dos seus praticantes?[editar código-fonte]

Respondam as minhas perguntas. O que é a Teosofia? E porque nao e considerada religião? Quais as acções dos seus praticantes?

Contribuição[editar código-fonte]

Estou fazendo uma pesquisa sobre as religiões e tenho conversado com os líderes espirituais de cada uma dessas religiões. Assim, trago algumas acréscimos com base nas palavras desses líderes religiosos. Há algumas divisões às quais eles dão imensa importância, e que justamente por isso, já que o objetivo da wikpédia é dar informações o mais corretas e completas possível, eu trouxe essas divisões. Espero estar realmente ajudando! Só não coloquei aqui o xamanismo, pq não consegui ainda identificar em qual categoria ela se encaixa. E prefiro não dar uma informação da qual eu não tenha certeza... Ronaldo!


Bom dia! Estou fazendo um curso de TEOLOGIA pelo IBADEP, estamos na apostila sobre religiões e o surgimento das igrejas. Gostaria de mais informações sobre o q se tem de religiões p eu fazer comparação p fins de aprendizado. Denifrance

Monoteístas não-abraâmicas[editar código-fonte]

Parece-me muito duvidosa essa subsecção - em primeiro lugar, será que o hinduísmo está lá bem? Sim, creio que é suposto as milhares de divindades do hinduísmo serem, no fim, todas emanaçoes do mesmo deus, mas, mesmo assim, chamá-lo de "monoteísmo" parece-me um bocado forçado; o xintoísmo penso que também é politeísta (pelo menos é o que se deduz lendo o artigo respetivo); e também muitas das "religiões de matiz africana" são politeístas (até podem reconhecer um espirito supremo, mas se fossemos por aí, até o politeísmo grec-romano seria monoteísmo)--MiguelMadeira (discussão) 16h47min de 1 de maio de 2018 (UTC)[responder]

Preconceito religioso referente ao Islã na lista.[editar código-fonte]

A seção de "subreligiões" (Me perdoem, não sei o termo correto) no bloco da religião Islã cita o artigo "Fundamentalismo Islâmico". Isto claramente expõe um viés preconceituoso tendo em vista em que nenhum momento no artigo é citado fundamentalismo de outras religiões.

Quem tomou a decisão de citar aquele artigo deveria ser punido por intolerância religiosa. Sahbiah (discussão) 10h10min de 27 de fevereiro de 2024 (UTC)[responder]