Discussão:Método indutivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Método dedutivo[editar código-fonte]

O método dedutivo, não necessariamente como diz o texto, parte de premissas que já contêm a conclusão. Tal fato se dá em lógica formal, em virtude do uso de silogismos. Em lógica pura isto não acontece. Vide a construção de conhecimentos matemáticos. Parte-se de hipóteses na tentativa de comprovar teses e argumenta-se, em série (em cadeias) no sentido de sucessivas premissas que irão corroborar as hipóteses colocadas (as conclusões que não corroboram ou são abandonadas ou exigem a reformulação de hipóteses. A geometria Euclidiana é o exemplo mais simples e compreensível de como se constroem as estruturas matemáticas, via hipóteses para que se comprovem teses. comentário não assinado de 187.118.186.135 (discussão • contrib) (data/hora não informada) - Texto movido do artigo para cá por José Luiz disc 14h11min de 27 de março de 2011 (UTC)[responder]

O texto seguinte foi movido de: Discussão:Raciocínio indutivo

--Gonzalcg (discussão) 16h16min de 15 de março de 2011 (UTC)[responder]

Não acho conveniente a fusão dos artigos "raciocínio indutivo" e "método indutivo".

O artigo "raciocínio indutivo" deve pôr ênfase nos problemas lógicos formais, incluindo questões históricas, Aristóteles, lógica medieval, etc. Pode tratar colateralmente questões relacionadas ao conhecimento, mas centrando no ponto de vista lógico.

O artigo "método indutivo" deve pôr ênfase no método científico, a proposta de Francis Bacon, os métodos de J.S. Mill, a crítica de Popper, etc.

15-03-2011

==============================[editar código-fonte]