Discussão:Magna Grécia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 4 de janeiro de 2010 de Luiza Teles

Sugiro que o trecho "Dentre as diversas componentes não itálicas da cultura latina – celta, etrusca, fenícia, a grega é a mais importante pela superioridade cultural." seja substituído por "Dentre as diversas componentes não itálicas da cultura latina – celta, etrusca, fenícia, a grega é a mais importante."

A utilização da noção de "superioridade cultural" subentende uma visão de cultura unilinear, sendo a nossa cultura ocidental, com tudo o que a caracteriza, o ponto culminante e desejável de toda a evolução cultural. Esta noção tem sido fortemente criticada e debatida dentro da arqueologia e da antropologia, com ideias influenciadas, por exemplo, pelo estruturalismo de Lévi-Strauss.

Antes de realizar a modificação, gostaria de saber a opinião da(s) pessoa(s) envolvidas na edição deste artigo até o momento.

--Hazenfratz (discussão) 19h59min de 23 de dezembro de 2009 (UTC)Responder

Caro Hazenfratz, a supressão da expressão "superioridade cultural" não altera o que demonstra esta edição, o resultado de uma das mais complexas estratificações étnicas da história do mediterrâneo e a sua importância. A componente grega tornou-se modelo de constituição da própria cultura latina. Não me oponho, como disse, mas também não percebo, ou não alcanço, como relaciona a expressão a princípios ou concepções de superioridade colonialista, racista, biológica.Luiza Teles Lu 06h58min de 26 de dezembro de 2009 (UTC)Responder

Citação: Hazenfratz escreveu: «Antes de realizar a modificação, gostaria de saber a opinião da(s) pessoa(s) envolvidas na edição deste artigo até o momento.» Vi que retirou a expressão. Achei que desejava uma troca de idéias. Como disse, a sua ação não modifica a superioridade grega, no contexto, mas gostaria de saber: como relaciona a expressão a princípios ou concepções de superioridade colonialista, racista, biológica? Luiza Teles Lu 01h37min de 4 de janeiro de 2010 (UTC) I don't think that a Portuguese speaker may have the brain to understand this kind of difficult things. Just to make myself clear: normally Portuguese speakers are able to do masonry at their very best.Responder